Corpo Sonoro
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1. No Marulhar das Glossolalias em Artaud
Resumo: A partir da obra de Artaud, evidencia-se um ideário que sugere princípios para uma vocalidade no contexto da performance. Essa vocalidade é baseada em uma noção de glossolalia como conceito vinculado às práticas enunciativas, sobretudo como potência para desarrazoar estratos vocais. Assim, a glossolalia pode agregar valores sonoro-poéticos q
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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2. O terceiro corpo na performance ciberdigital: a reconfiguração do corpo em trabalhos de arte telemática. / The third body in cyberdigital performance: thereconfiguration of the body into telematic art works
Este trabalho investiga os processos de reconfiguração na relação entre o corpo e o espaço ciberdigital, tendo como pressupostos as teorias dos sistemas dinâmicos das Ciências Cognitivas, em que corpo e ambiente estão implicados e se modificam mutuamente. Analisa, através de trabalhos de arte telemática e da prática artística, a conformação do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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3. Línguas ventantes : uma cartografia da expressão sonora / Winding meaning: a mapping of sound expression
Buscando explorar os potenciais semióticos que o som e a música têm produzido em seu encontro com a saúde, este trabalho intenta acompanhar a produção de sentido em torno das expressões sonoras no contexto da clínica em saúde mental. Tomando o corpo e o sentido a partir de Spinoza e Deleuze, situamos a experiência estética diante da cognição hum
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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4. A plasticidade do sonoro / The plasticity of sound
A pesquisa descreve a representação sonora dos registros visuais de um movimento repetitivo, nos quais, deflagram-se a vivência do cotidiano, a aprendizagem do corpo no desenvolvimento do gesto e a influência do ambiente e das emoções, convergindo para a formação e quebra de padrões. Enquanto a investigação de diferentes materiais sonoros procurou
Publicado em: 2010
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5. Reading aloud and the writing appropriation by the child 2010. / Leitura em voz alta e apropriação da linguagem escrita pela criança
Partindo do entrecruzamento entre a linguística, a psicanálise e a clínica fonoaudiológica, o presente trabalho tem o objetivo de discutir o papel da leitura em voz alta no processo de apropriação da linguagem pela criança, sustentando a hipótese de que a leitura em voz alta, em função de suas especificidades, interfere positivamente nesse processo
Publicado em: 2010
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6. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough / An approach to the notion of musical gesture in the poetics of Luciano Berio and Brian Ferneyhough
Abordamos no presente trabalho a noção de gesto musical circunscrita às poéticas dos compositores Luciano Berio e Brian Ferneyhough. O que as liga é a tomada de consciência de que os gestos musicais não devem ser entendidos como unidades fechadas e prontas para serem utilizadas, não importando o contexto em que serão inseridas. Seja por sua utiliza�
Publicado em: 2010
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7. The blue dress: education and music in the childhood: anthropological considerations / O vestido azul: educação e música na infância - ressonâncias antropológicas
This dissertation is about a study that intends to go underneath the reflection of music and education in the childhood. This way, its not about creating new methodologies on how teaching music or technical-musical considerations for didatic aplications, but the possibility of a childhood education focused on an encounter between professor and pupil, the sea
Publicado em: 2010
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8. Barulhar : a escuta sensível da música nas culturas da infância
A presente tese escutou sensivelmente a música da infância na escola. Dentro de uma abordagem etnográfica, no campo da Sociologia da Infância, a investigadora viveu a rotina lúdica de um grupo de crianças da Educação Infantil (entre 3 e 4 anos), na cidade de Porto Alegre. O barulhar emergiu como a música das crianças, dimensão ficcional que invadi
Publicado em: 2009
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9. Potenciais miogênicos evocados vestibulares: metodologias de registro em homens e cobaias
O potencial miogênico evocado vestibular (VEMP) é um teste clínico que avalia a função vestibular através de um reflexo vestíbulo-cervical inibitório captado nos músculos do corpo em resposta à estimulação acústica de alta intensidade. OBJETIVO: Verificar e analisar os diversos métodos de registro dos potenciais miogênicos evocados vestibulare
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. Publicado em: 2008-10
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10. Música e(m) Cena: processo de criação em mídias diversas
Sounds and scene have always been connected to each other. Throughout history, several ways of connecting them were developed. Regarding the understanding of the principles which motivated the development of this relationship between sound and scenic compounds, this dissertation intends to research this relation to such a hybrid process of creation, lately a
Publicado em: 2006
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11. Medeia : um experimento coreografico
O objetivo deste trabalho é realizar experimentos coreográficos a partir da gestualidade das mãos e dos dedos e suas expressões, no sentidode buscar elementos para a construção da natureza intelectual e emocional da personagem Medéia da tragédia grega de Eurípides. Como elementos inspiradores desta idéia adotaram-se, no campo da música, a Cantata
Publicado em: 2005
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12. O partido alto na paisagem sonora do Rio de Janeiro: conversa em língua de preto
Este trabalho tem como objetivo discutir a tentativa de construção de uma paisagem sonora nacional. Para tanto, foi necessário identificar sobre quais bases esse projeto seria construído. Os elementos negro-brasileiros selecionados tiveram que passar por um processo de "higienização" étnica para que pudessem ser incluídos nessa busca de síntese do q
Publicado em: 2003