O partido alto na paisagem sonora do Rio de Janeiro: conversa em língua de preto

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo discutir a tentativa de construção de uma paisagem sonora nacional. Para tanto, foi necessário identificar sobre quais bases esse projeto seria construído. Os elementos negro-brasileiros selecionados tiveram que passar por um processo de "higienização" étnica para que pudessem ser incluídos nessa busca de síntese do que deveria e poderia ser considerado como representante da música brasileira. O que não pudesse ser "limpo" deveria ser mantido como folclórico ou difundido apenas de uma forma interna, em seu próprio grupo social. Nessa luta pela instauração de fatos na memória nacional, os elementos que nos lembrassem esse grupo étnico precisavam ser eliminados: o improviso, a presença do corpo, a voz não enquadrada dentro dos padrões do bel-canto europeu, a presença forte dos instrumentos percussivos, a repetição dos refrões, entre outros. Por tudo isso, o partido alto e a sua performance precisaram ser colocados a margem da estética musical brasileira e ser, até os dias de hoje, considerados pela concepção cultural hegemônica como uma forma de expressão musical limitada e carente de um refmamento sonoro, mesmo nos momentos em que ele foi difundido pela indústria cultural

ASSUNTO(S)

samba de partido alto comunicacao negros na musica -- rio de janeiro, rj samba -- rio de janeiro, rj

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