Corpo Representacao Teatral
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
-
1. O Corpo Performativo: questões da cena contemporânea
Resumo: O artigo coloca em perspectiva uma pesquisa de cerca de dez anos, cruzando um olhar sobre textos dramáticos que contêm representações do corpo, e o estudo de formas cênicas atuais nas quais a presença do corpo é evidente. Considerando que é impossível limitar o teatro ao texto, afirmamos que também é impossível evitá-lo. A primeira parte
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
-
2. Porque somos Helenas: uma passagem entre linguagens
A presente pesquisa consiste no estudo e registro da semiose na passagem da linguagem pictórica para a cênica de alguns autorretratos da pintora finlandesa Helene Schjerfbeck. Busca compreender o percurso criativo e o processo de construção e desconstrução existentes nesta passagem em um contexto de espaço e tempo diferentes. Registra o trabalho de cr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
-
3. A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Ce mémoire a comme objet central l´investigation de la connexion organique corps-voix-son dans le processus de jeu de l´acteur considérant des variables d´interprétation qui caractérisent cette connexion. Dans un premier moment on a travaillé avec lhypothèse que le corps-voix-son présente trois instances qui coexistent, chacune avec des spécificit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
-
4. Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico
A premissa do trabalho é de que a partir de um processo de ensino-aprendizagem caracterizado por aulas realizadas entre o espaço de risco (cidade) e o espaço seguro (sala de aula), e da socialização de mecanismos técnico-corporais provenientes de universos culturais marcados pela maior fricção entre corpo e cidade, possa emergir um artista cênico co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
-
5. Forma incorporada: um olhar sobre a relação forma e conteúdos expressivos no corpo cênico
Ancorada no conceito de Atuação Polifônica, proposto por Ernani de Castro Maletta e que pressupõe a incorporação e apropriação consciente das diversas vozes que expressam e compõem o fenômeno teatral, a pesquisa teve como objetivo investigar, a partir das Artes Plásticas, o elemento forma como um dos possíveis meios de desenvolver a sensibilidade
Publicado em: 2010
-
6. Walker, there is no path. Only traces / Caminhante, não ha caminho. Só rastros
O presente projeto se desdobrou entre o território da prática e o da escrita. Duas linhas de investigação paralelas e complementares, possíveis no trabalho do ator. Após dezessete anos de pesquisa coletiva no Lume como atriz pesquisadora, tornou-se urgente vivenciar um novo desafio, colocar-me novamente em situação de risco, experimentar um processo
Publicado em: 2010
-
7. Roda de capoeira: rito espetacular
Esta dissertação toma como objeto a capoeira e sua potencialidade cênica. Com uma aproximação do campo da etnocenologia, o estudo aborda a capoeira e analisa alguns de seus aspectos. Além do referencial teórico consultado, esta pesquisa também se baseou na vivência em rodas e aulas de capoeira do Grupo Bantus Capoeira (do qual do qual a autora é in
Publicado em: 2010
-
8. Eldorado : dramaturgia de ator na intracultura / Eldorado : actor s dramaturgy and intraculture
O objetivo deste trabalho foi localizar, em experiência prática, como criação cênica, a chamada dramaturgia de ator no contexto brasileiro. Isto se deu a partir da interação, observação e imitação (Mimese Corpórea tal qual sistematizada pelo Lume Teatro) de construtores e tocadores de rabeca - instrumento de arco e cordas, como o violino, present
Publicado em: 2009
-
9. Altered states of consciousness in art media: the role of the body in the actors work / Estados alterados de consciência em artemídia: o papel do corpo no trabalho do ator
É cada vez mais comum a utilização de tecnologias nos processos comunicacionais em arte. Acoplamentos de próteses ao corpo e hibridização de linguagens cênicas se sucedem. Tais processos, em sua maioria, são realizados sob a perspectiva do diretor, do coreógrafo ou do crítico de arte. Aqui é proposta uma análise pelo corpo em ação no meio. O ob
Publicado em: 2008
-
10. Arte e Mídia - a ação do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz como espaço de resistência e suas recepções na mídia
O foco desta tese é o estudo da relação dos discursos da mídia com a ação do grupo teatral Ói nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre. Em nossa abordagem a mídia será considerada aqui por suas estratégias de biopoder poder sobre a vida , em contraposição à ação de alteridade, de desterritorialização em que o sentido torna-se produção para alé
Publicado em: 2007
-
11. The "life" of the scene : a study of the actor s corporality in scenic expression state / A "vida" da cena : um estudo da corporeidade do ator em estado de expressão cenica
Este presente trabalho tem como objetivo realizar uma série de reflexões sobre o fenômeno da presença de ?vida? na representação do ator. Como ponto inicial para esta tão complexa discussão, partimos de um estudo do conceito de Centelha da Vida (termo metafórico criado pelo diretor inglês Peter Brook para falar sobre a ?vida? que emana de uma cena
Publicado em: 2006
-
12. Subjective body: the lmas effort category for contemporary actor preparation. / Corpo subjetivado: a categoria expressividade do sistema Laban/Bartenieff na formação do ator contemporâneo.
Sistema Laban/Bartenieff na Formação do Ator Contemporâneo. Para tanto, utiliza-se, além de estudos acerca deste Sistema, feitos por pesquisadores em diferentes áreas, teorias e práticas como a Educação Somática e a abordagem intitulada Movimento Genuíno afins e contribuintes para o entendimento dessa proposta. Como metodologia, utilizou-se além d
Publicado em: 2006