The "life" of the scene : a study of the actor s corporality in scenic expression state / A "vida" da cena : um estudo da corporeidade do ator em estado de expressão cenica
AUTOR(ES)
Martha Dias da Cruz Leite
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Este presente trabalho tem como objetivo realizar uma série de reflexões sobre o fenômeno da presença de ?vida? na representação do ator. Como ponto inicial para esta tão complexa discussão, partimos de um estudo do conceito de Centelha da Vida (termo metafórico criado pelo diretor inglês Peter Brook para falar sobre a ?vida? que emana de uma cena e a torna interessante e envolvente para quem a assiste) e ampliamos, postumamente, a discussão para outros autores como: Stanislavsky, Grotowski e Burnier. Para tanto, adotamos o pressuposto do ator como uma corporeidade que se relaciona com outras corporeidades (que no caso seriam os demais atores e o público) utilizando como suporte as teorias de Merleau-Ponty e os estudos de Antônio Damásio sobre corpo e mente. Como forma de investigação, propomos duas frentes de laboratórios práticos de criação: a pesquisa com a linguagem de sinais aplicada à cena e uma observação e análise do processo de criação da peça ?Intersecções: peças curtas de Harold Pinter?. O intuito de tais laboratórios foi efetuar uma investigação sobre a questão da organicidade da representação do ator, aproveitando a semelhança entre as essências dos conceitos de Centelha da Vida, verdade teatral e organicidade
ASSUNTO(S)
corporeidade theater corporality teatro acting representação teatral
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000410131Documentos Relacionados
- From the iconographic image to the scenic image : the actor s mediation
- Short-circuit between the dramatist-theater director and the actor : the scenic composition of cantor perifericos
- A procura da essencia do ator : um estudo sobre a preparação do ator para a cena cinematografica
- Derrida e a cena da tradução na cena da escrita de Freud
- Corpoiesis : um ator, uma escrita