Corpo Em Cena
Mostrando 13-24 de 129 artigos, teses e dissertações.
-
13. O Corpo Performativo: questões da cena contemporânea
Resumo: O artigo coloca em perspectiva uma pesquisa de cerca de dez anos, cruzando um olhar sobre textos dramáticos que contêm representações do corpo, e o estudo de formas cênicas atuais nas quais a presença do corpo é evidente. Considerando que é impossível limitar o teatro ao texto, afirmamos que também é impossível evitá-lo. A primeira parte
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
-
14. NO PRINCÍPIO ERA O TEXTO: DOM CASMURRO NO PAPEL, CAPITU NA TELA
Resumo Construído a partir de conceitos, signos, símbolos, relações materiais e imateriais, o figurino apresenta um arsenal de informações a respeito da encenação. O/A figurinista trabalha um objeto que vai vestir o corpo e com ele ajudar a compor a visualidade da cena proposta. Este artigo é uma análise da construção do figurino e visual de Capi
Machado Assis Linha. Publicado em: 2017-04
-
15. MANUAIS ESCOLARES PARA UM ENSINO PRÁTICO
Resumo Este artigo indaga sobre o lugar dos manuais escolares no ensino das noções de higiene nas escolas primárias paulistas, ensino que, segundo as orientações e os programas aprovados nas primeiras décadas do século 20, deveria conferir primazia à dimensão prática. Para tanto, toma como fontes manuais escolares que abordam temáticas ligadas a h
Hist. Educ.. Publicado em: 2016-12
-
16. O Corpo, a Imagem em Movimento e a Marionete: a cena contemporânea oriunda de formas [in]animadas
Resumo: Por meio deste artigo busca-se encontrar possíveis formas de criação cênica a partir do entrecruzamento de tecnologias consideradas antagônicas, como é o caso do corpo em cena, da marionete e da projeção mapeada. Pretende-se, através desta reflexão, problematizar as hierarquias cênicas históricas, de modo a possibilitar a fusão entre os
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
-
17. A Utilização de Objetos Técnicos nas Criações Teatrais Contemporâneas
Resumo: Este artigo trata da utilização pelo ator do objeto técnico, através da seguinte problemática: sua utilização em cena abre caminho para novas práticas de jogo? Primeiramente, o objeto técnico é definido de um ponto de vista geral. Em seguida, sua situação é caracterizada em relação ao contexto teatral: como ele se diferencia dos outros
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
-
18. Planos de Composição em Ato: possibilidades poéticas do cotidiano
Resumo: Este artigo discute a noção de ação performativa como planos de composição em ato, deslocando a ideia de presença para processos relacionais, nos quais a intensidade da experiência vivida se atualiza no jogo construído a cada instante. Para tanto, apoiamo-nos na experiência de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo Fuga! como processo criat
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
-
19. Os Corpos que Dançaram suas Vozes
Resumo: O artigo faz uma reflexão sobre a relevância da voz entendida como corpo em movimento. Este entendimento é, primeiramente, pensado à luz dos pressupostos de autores das artes cênicas, teatro e dança. Em seguida, foi lançada uma proposta de processo criador em dança que considerou a colaboração dos performers em seu percurso. A obra de danç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
20. O corpo entre sintoma e cultura
Subvertendo a ideia de um corpo que seria somente orgânico, Freud não vai somente estabelecer uma ligação entre corpo e sexualidade; ele vai mais além afirmando que é a partir do corpo que o psiquismo nasce. Assistimos, então, ao aparecimento da psicanálise e da ideia de que na anatomia corporal vem se justapor uma vida fantasmática intensa. A visã
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2015-09
-
21. Uma Interpretação Estética do Método Pilates: seus princípios e convergências com a Educação Somática
Resumo: O método Pilates, originalmente denominado de contrologia, vem encontrando adesão significativa no Brasil. Neste texto, discutem-se seus princípios e convergências com a Educação Somática em uma abordagem estético-filosófica das obras originais de Joseph Pilates. Parece tácito que o método pode contribuir de modo efetivo ao artista da cena
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-04
-
22. Por uma clínica infinitamente minúscula: o que pode o corpo em uma unidade de terapia intensiva neonatal
O objetivo deste trabalho é problematizar a clínica e o corpo no hospital, especificamente em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, a partir da experiência da autora como psicóloga nesse contexto. Utilizando uma metodologia cartográfica que resgata um plano de sensibilidades, frequentemente higienizadas no hospital, percorremos as singularidades do
Interface (Botucatu). Publicado em: 2013-03
-
23. Petição e repetição: a violência da vítima
A presente Dissertação de Mestrado diz respeito a uma possibilidade de constituição do sujeito diante da violência, pathos excessivo. Segundo a posição da Psicopatologia Fundamental, pathos constitui o sujeito, na medida em que o psiquismo é uma resposta à incidência do pathos. Pretendemos investigar, a partir do recorte de um caso clínico, a poss
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/11/2012
-
24. Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator / Traces of Stanislavski s tradition : procedures for the creative work of the actor
Esta pesquisa se insere no campo das investigações sobre o trabalho do ator e tem como tema o trabalho de criação do ator, a partir dos pressupostos do Sistema de Stanislavski. O trabalho abriu-se em duas frentes: o campo teórico e da práxis cênica, que correram em paralelo, dinamizando uma à outra. Numa delas, foi feito um reconhecimento teórico do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012