Cornelio Penna
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1. Um país dentro da casa: o caráter político do espaço doméstico em três romances brasileiros
resumo A partir da análise do espaço da casa, o estudo comparativo dos romances Fogo morto, de José Lins do Rego (1943), A menina morta, de Cornélio Penna (1954), e Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso (1959), permite entrever complexo quadro de relações entre forma romanesca e sociedade brasileira. São romances cujos enredos transcorrem no
Estud. av.. Publicado em: 02/12/2019
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2. O espaço do feminino no romance de introspecção brasileiro : a presença da mulher e do patriarcalismo em três romances de Cornélio Penna
O presente trabalho pretende analisar a figuração da mulher nos três primeiros romances de Cornélio Penna Fronteira (1935), Dois romances de Nico Horta (1939) e Repouso (1948). Dessa forma, inicia-se o estudo verificando a maneira pela qual o romance ocidental passou a incorporar a subjetividade humana. Por meio de novas técnicas narrativas, tais como o
Publicado em: 2011
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3. Figurações da morte em "A menina morta" de Cornélio Penna
A farmhouse, opulent, sober and somber on the banks of the River Paraíba. Eve of the abolition of slavery. Times of devastating yellow fever. A girl, full of balance and familiar peace, dies. But her presence remains, mobilizer, in the complexity of conflicts: the mother, hidden presence; the father, almighty and distant. Absent siblings. Eight women, their
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2010
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4. The complex art of being unhappy : the fiction of Cornelio Penna / A arte complexa de ser infeliz : a ficção de Cornelio Penna
The present study consists of an analysis of Cornélio Penna s fiction focusing on the intersection between both religious and social dimensions in his work. In its analytical path, the notion of Itabirismo, conceived by the novelist, highlights his journey into the Brazilian cultural background, as well as the dialogue between his fiction and the Catholic n
Publicado em: 2009
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5. Um romance entre fronteiras: uma leitura do primeiro romance de Cornelio Penna / A novel between fronteiras: a reading of Cornelio Pennas first novel
Este trabalho consiste numa leitura analítico-interpretativa de Fronteira, primeiro romance de Cornelio Penna, publicado em 1935. O estudo orienta-se pelo pensamento de Antonio Candido sobre Literatura e Sociedade, refletindo sobre os vínculos estéticos e sociais da obra. Através dessa e teorias afins, verifica-se como se articulam na narrativa as relaç
Publicado em: 2009
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6. An aesthetics of inextricable meanders: shadows and lacune in the fiction of Cornelio Penna / Uma estética de inextricáveis meandros: sombras e lacunas na ficção de Cornelio Penna
Having as an object of study the fiction of Cornelio Penna, represented by his first book, Threshold (1935), this dissertation is structured into two parts. In the first one a brief approach to the political and ideological climate of the Thirties is developed. In this context, the changes occurred with the arrival of Getúlio Vargas to power and with the in
Publicado em: 2009
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7. Fronteira : literatura e artes visuais a partir da obra de Cornelio Penna / Fronteira : literature and visual arts on Cornelio Pena´s work
Esta tese procura investigar o universo visual e literário do autor fluminense Cornélio Penna - particularmente a partir do estudo do romance Fronteira (1935) - bem como as ilustrações executadas pelo autor para o mesmo romance. Além de apresentar a situação atual dos debates sobre os limites entre texto e imagem, entre poesia e ilustração, a tese c
Publicado em: 2009
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8. TRANSGRESSION MELANCHOLY AND EVIL IN THE WORK OF CORNÉLIO PENNA / TRANSGRESSÃO MELANCOLIA E MAL NA OBRA DE CORNÉLIO PENNA
A tese se propõe a analisar a obra do escritor Cornélio Penna (1896-1958). Através do estudo de seus trabalhos - romances, pinturas e ilustrações - buscou-se a identificação de uma matriz melancólica que na referida obra, presentifica-se em todos esses registros. O trabalho também investiga os possíveis motivos do lugar marginal ocupado pela obra d
Publicado em: 2008
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9. Fraturas no olhar: realidade e representação em Cornélio Penna / A approach to Cornélio Pennas works: reality and representation
Esta abordagem da obra de Cornélio Penna compreende uma leitura dos quatro romances por ele publicados - Fronteira, em 1935; Dois romances de Nico Horta, em 1939; Repouso, em 1948; e A menina morta, em 1954 - que intenta refletir sobre alguns de seus aspectos fundamentais, como o estranhamento e a incomunicabilidade, a loucura e a morte, a sexualidade e a t
Publicado em: 2007
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10. Por uma contextualização sócio-histórica de a menina morta, de Cornélio Penna / As a socio-historical contextualization of A menina morta, Cornélio Penna
O presente trabalho se propõe a investigar, por meio de uma reconstrução sócio-histórica, a posição ímpar de Cornélio Penna e sua obra-prima, A menina morta, no cenário da literatura brasileira. O potencial de diferença deste romance será verificado a partir da abordagem de elementos biográficos, que nos oferecerão valiosas pistas para a compre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/06/2006
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11. NOVOS AGENCIAMENTOS RIZOMÁTICOS: NAVEGANDO PELOS SITES DE SOCIAL NETWORKING - LEITURAS DE UMA COMUNICAÇÃO LITERÁRIA DA DISSIPAÇÃO E O PENSAMENTO DO FORA / NEW RIZOMATIC WAYS: SURFING THROUGH SOCIAL NETWORKING SITES - READINGS OF A LITERARY COMMUNICATION ABOUT DISSIPATION AND THE OUTER THOUGHT
This thesis is about social networking sites in the Internet and reunite concepts from Gilles Deleuze, Félix Guattari and Maurice Blanchot Clarice Lispector, Cornélio Penna and Fernando Pessoa concepts are also part of it, adding the necessary vitality, plasticity and art to the sensible passage of Rizoma and the Outer Thought.
Publicado em: 2006
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12. Em busca da alma de Itabira : uma leitura de Cornelio Penna
O trabalho que se segue tem como objetivo acompanhara recepção crítica dos três primeiros romances de Cornélio Penna - Fronteira (1935), Dois romances de Nico Horta (1939) e Repouso (1949). Em termos mais precisos, pretende-se avaliar em que medida a crítica brasileira libertou-se dos parâmetros estéticos do (neo)realismo ao tratar do modo singular c
Publicado em: 2001