Contato Improvisacao
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1. A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural / A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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2. A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization / A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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3. Encontro entre corpos: um estudo sobre o corpo por meio do diálogo entre a dança: Contato improvisação e a psicanálise winnicottiana / Embodied meeting: a study about body through a dialogue between Contact Improvisation dance and Winnicotts Psychoanalysis
Este trabalho pretende discutir alguns aspectos fundamentais a respeito das relações entre sujeito e corpo. Para isso, enfocaremos experiências propiciadas por uma proposta de dança contemporânea denominada Contato Improvisação, em um diálogo com os conceitos elaborados pelo psicanalista Donald Winnicott. O Contato Improvisação é uma forma de dan�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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4. Entre duas margens : do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch / Beetween two margins : from ethnographic film to cinéma-vérité and the place of the film La Pyramide Humaine in the work of Jean Rouch
O presente estudo se debruça sobre a construção do cinema de Jean Rouch, desde o seu primeiro contato com o mundo africano e as questões pelas quais ele iria se interessar durante a criação de seus filmes, até o estabelecimento do cinéma-vérité, movimento lançado na década de 60 e que propunha novas relações do cinema com o real. Abordamos aqui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
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5. Dança de casais : a relação conjugal à luz da socionomia e do contato-improvisação
Este estudo investigou se a dança contato-improvisação pode ser um instrumento de acesso à expressão afetiva da relação conjugal. Trata-se de um estudo qualitativo no qual o procedimento de coleta de dados ocorreu nos contextos de entrevistas com a díade e de vivência de dança contato-improvisação. Todos os procedimentos foram filmados. Após a s
Publicado em: 2010
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6. Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro / Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation
O choro consiste em um movimento de expressão musical da cultura popular carioca nascido ao final do século XIX, constituindo-se a partir de um processo gradativo de abrasileiramento de gêneros europeus executados de uma forma sincopada, destinados à prática da dança. Consolida-se enquanto gênero musical a partir das primeiras décadas do século XX,
Publicado em: 2009
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7. Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation / Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro
O choro consiste em um movimento de expressão musical da cultura popular carioca nascido ao final do século XIX, constituindo-se a partir de um processo gradativo de abrasileiramento de gêneros europeus executados de uma forma sincopada, destinados à prática da dança. Consolida-se enquanto gênero musical a partir das primeiras décadas do século XX,
Publicado em: 2009
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8. The teaching of Geography, Junior High School Education. Peagogical Pratice. Teacher Knowledge and Teacher Education / A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
esta pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores de Geografia do Ensino Fundamental (de 6 ao 9 ano), da Rede Estadual de Ensino do Município de Morrinhos - GO. Teve como objetivos específicos: verificar se a prática pedagógica do professor de Geografia tem sofrido influência das mudanças ocorridas na sociedade atual; con
Publicado em: 2009
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9. Poética da oportunidade: tomada de decisão em estruturas coreográficas abertas à improvisação.
Em que medida o termo improvisação é apropriado a estruturas coreográficas abertas para a criação no ato da cena? Esta questão torna-se mais complexa quando consideramos a diversidade de configurações de obras de dança cujas estruturas coreográficas podem ser incluídas neste recorte e, para respondê-la, eu proponho a hipótese de que haja uma re
Publicado em: 2008
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10. O fazer artístico como catálise: experiências do corpo e da dança
Nesta pesquisa, reflito sobre a dimensão intensiva do fazer artístico: pareceme que a arte (o estado criativo) pode catalisar e intensificar potências de mudança, abrir zonas de passagem e florescer novas conexões e potências. O sensível que ela produz deve ser diferente daquele que organiza nossa experiência cotidiana; dessa reorganização, transmu
Publicado em: 2008
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11. Contato, tecnica energetica e improvisação : investigação na construção da personagem Maraba / Contact, energy technique and improvisation
A presente pesquisa vem refletir sobre as possibilidades expressivas do corpo cênico no processo de construção da personagem Marabá, fundamentadas no diálogo experimental das técnicas de Contato, Técnica Energética e Improvisação. A inspiração desta pesquisa foi o poema indianista de Gonçalves Dias, Marabá, que resultou na apresentação da per
Publicado em: 2005
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12. Improvisação como processo de composição na dança contemporânea
Este trabalho proporciona o contato com o universo ainda parcialmente desconhecido, o da improvisação em dança, que é uma ramificação da dança pós-moderna americana. Procura desvendar um pouco mais e ampliar a compreensão da legitimidade e da potencialidade da improvisação na dança contemporanea. Busca analisar o processo de criação na improvis
Publicado em: 2004