Construcao Imagetica
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13. Tradição e retórica imagética: a construção da propaganda visual oposicionista no levante de 1932 em São Paulo
Esgotando-se o tempo de vida das testemunhas do levante de 1932 o dever de memória respeitante a ele segue candente. Com efeito, a intensidade deste movimento perpassa, também, a historiografia, que aparece cindida em posições mais críticas ou aclamativas, reproduzindo, de certo modo, as polêmicas nascidas no próprio confronto. Em boa medida, por cons
História (São Paulo). Publicado em: 2011-06
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14. Da repressão à abertura política : processos de espetacularização do discurso político
A produção discursiva durante o período de ditadura militar no Brasil (1964-1985) apresentou peculiaridades que circunscrevem transformações pautadas pelo maior ou menor grau de repressão por parte do regime. É possível, assim, partir de uma divisão temporal do período em três fases, de acordo com os estudos de Gáspari (2002a, 2002b, 2003, 2004)
Publicado em: 2011
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15. A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella Nardoni
Desde nossos primórdios, a imagem esteve presente assumindo diferentes funções no tempo. Ao longo da história, as técnicas de produção e suportes se modificam e a imagem ganha um espaço cada vez maior a ponto de, em determinados momentos, substituir os próprios textos e direcionar a formação de opiniões. Assim objetivou-se analisar os elementos v
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2010
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16. Real versus ficção: criança, imagem e regimes de credibilidade no cinema-documentário
O objetivo deste artigo é discutir a organização imagética do gênero documentário a partir de dois materiais que colocam em evidência a imagem da criança: Promessas de um Novo Mundo (2001), de Justine Shapiro e B. Z. Goldberg, e Nascidos em Bordéis (2004), de Ross Kauffman e Zana Briski. O que importa aqui é trazer para a educação um debate conte
Educação em Revista. Publicado em: 2010-12
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17. Production of meanings in iconic language: media and enunciations strategies / PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LINGUAGEM ICÔNICA: MÍDIA E ESTRATÉGIAS DE ENUNCIAÇÃO
A fotografia é uma linguagem. Enquanto linguagem, produz significados e sentidos, isto é, é um discurso sobre um fenômeno sociocultural. O processo comunicacional humano incorpora as imagens ao seu modo de ser, de tal modo que as fotografias passam a compor as estratégias de organização e produção de sentidos e significados midiáticos. As imagens n
Publicado em: 2010
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18. Representações da seca no imaginário dos sujeitos rurais da Inhaúma-MG
O terna deste trabalho é o estudo da seca como representação social no imaginário dos agricultores. Esse estudo se realiza à luz de algumas correntes teóricas que se complementam, dialogando entre si com a geografia, a antropologia, a sociologia e a psicologia. O viés analítico escolhido para nortear o trabalho consistiu da abordagem cultural na geog
Publicado em: 2010
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19. Visualidade do livro didático no Brasil: o design de capas e sua renovação nas décadas de 1970 e 1980 / Schoolbook visual image in Brazil: cover design and its renovation in the 70s and 80s
Até o final da década de 1960, o livro escolar brasileiro era em sua maioria produzido dentro dos padrões técnicos e visuais da indústria livreira tradicional em relação estreita e participando do que se conhece como cultura escolar, em que a linguagem visual como modo de conhecimento e construção de significados não era devidamente reconhecida e v
Publicado em: 2010
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20. O Cinema como mediador na Educação para a Cultura Visual / The cinema as a mediator in education in the visual culture
Neste estudo é proposta uma investigação sobre a ampliação das possibilidades de articulação, informação e interação de estudantes com o mundo da cultura visual e suas múltiplas formas de expressão, tendo como eixo orientador o cinema. Nesses termos, parte da observação de construção imagética favorecida pela visualidade que o cinema propor
Publicado em: 2009
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21. The cinema as a mediator in education in the visual culture / O Cinema como mediador na Educação para a Cultura Visual
Neste estudo é proposta uma investigação sobre a ampliação das possibilidades de articulação, informação e interação de estudantes com o mundo da cultura visual e suas múltiplas formas de expressão, tendo como eixo orientador o cinema. Nesses termos, parte da observação de construção imagética favorecida pela visualidade que o cinema propor
Publicado em: 2009
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22. The cinema as a mediator in education in the visual culture / O Cinema como mediador na Educação para a Cultura Visual
This study, still in course, investigates the magnifying of the joint possibilities, information and interaction of students with the world of the visual culture and its multiple forms of expression, having the cinema as orienting axle. In these terms, part in comment of the mental picture construction favored by the visuality that the cinema provides, quest
Publicado em: 2009
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23. OFERTÓRIOS
Dividida em duas partes, a presente dissertação se propõe a ser uma reflexão sobre o processo criativo em artes visuais, partindo do testemunho do criador/ artista. A imagem da Virgem Maria, como fonte de trabalho plástico e pesquisa teórica, é encarada aqui pelo viés da mestiçagem, na busca por entender essa fonte imagética. A primeira parte Nasci
Publicado em: 2009
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24. O verbo mais que perfeito: uma análise alegórica da cultura histórica carmelita na Paraíba Colonial
O presente trabalho está integrado à linha de pesquisa Ensino de História e Saberes Históricos, do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, cuja área de concentração é História e Cultura Histórica. A dissertação tem como objetivo principal analisar a cultura histórica barroca carmelita p
Publicado em: 2009