Computadores Digitais
Mostrando 1-12 de 185 artigos, teses e dissertações.
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1. ENTRE TELAS E TECLAS: PESQUISA-INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PANDEMIA
RESUMO O artigo objetiva compreender os desafios e apostas que surgem para a pesquisa-intervenção à distância com crianças e adolescentes a partir do uso de dispositivos digitais na pandemia da Covid-19. O método consistiu em entrevistas por meio de celulares e computadores com 18 crianças e adolescentes durante os meses de março a setembro de 2020.
Cadernos CEDES. Publicado em: 2022
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2. RENDIMENTO ACADÊMICO E TECNOLOGIA: EVOLUÇÃO DO DEBATE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS
Resumo A investigação educativa tem analisado possíveis ligações entre o uso da tecnologia e o rendimento escolar a partir da introdução dos computadores nas salas de aula. Esta pesquisa apresenta uma revisão da literatura, focando a forma em que o uso e a introdução da tecnologia nas salas de aula têm sido percebidos pela investigação educativa
Cad. Pesqui.. Publicado em: 2020-10
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3. Avaliação dos efeitos de lentes de visão simples com poder adicional de perto na astenopia induzida por computador
Resumo Objetivo: Comparadas com lentes oftálmicas regulares, as lentes de visão simples com +0,40D de poder adicicional de perto reduzem os sintomas de astenopia induzida por computador? Métodos: Foi realizado um estudo clínico prospectivo com 39 voluntários que passavam mais de 4h diárias utilizando computador (idade: 27,31±4,24 anos; masculino:fem
Rev. bras.oftalmol.. Publicado em: 2020-10
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4. AFFORDANCES COMPUTACIONAIS, COLAPSOS DE CONTEXTO E OUTROS DESAFIOS PARA OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
RESUMO Com a crescente incorporação das mídias digitais nas sociedades do século XXI, ocorreu um fenômeno paradigmático na questão da linguagem: as práticas comunicativas começaram a ser amplamente mediadas pela tecnologia. Além de incorporar tecnologias anteriores, como rádio e televisão, os computadores permitiram que os usuários, que eram mer
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2020-04
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5. MOOCS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS: UM ESTUDO EM CALL DESDE UMA PERSPECTIVA CONECTIVISTA
RESUMO Com o aumento da oferta na rede mundial de computadores dos chamados Cursos On-line Massivos e Abertos, mais conhecidos por seu acrônimo em inglês MOOCs (Massive Online Open Courses), cria-se a necessidade de que se pesquise de maneira mais aprofundada sua dinâmica, sua pedagogia e sua estrutura a fim de que se possa estabelecer um juízo sobre as
Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto). Publicado em: 2018-03
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6. Interval Enclosures for Reliability Metrics
RESUMO A computação de métricas de confiabilidade (função de confiabilidade, tempo médio para falhas e taxa de falhas) envolve número reais. Portanto, problemas numéricos são gerados devido à limitação de representar e operar números reais em computadores. Esse artigo foca no cálculo de intervalos que limitam erros numericos introduzidos durant
TEMA (São Carlos). Publicado em: 2016-08
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7. Prevalência de cefaleia em adolescentes e associação com uso de computador e jogos eletrônicos
Este estudo objetivou verificar a prevalência de cefaleia em adolescentes e sua associação com o uso excessivo de computador e jogos eletrônicos. A amostra foi composta por 954 adolescentes (14 a 19 anos), de ambos os sexos, que responderam ao questionário sobre uso de computadores e jogos eletrônicos, presença de cefaleia e atividade física. Foi uti
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2015-11
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8. As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar
O fenômeno das redes sociais on-line é marcante na atual fase da internet 2.0, tendo crescido vertiginosamente, a partir do ano 2005, com a adesão majoritária de jovens, que as acessam por computadores fixos e móveis, em plataformas dos mais variados tipos. Por meio delas, trocam mensagens e compartilham conteúdos os mais diversos. Diante desse cenári
Rev. Bras. Estud. Pedagog.. Publicado em: 2015-04
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9. O horizonte digital na educação fundamental
Atualmente, os meios digitais estão presentes cada vez mais cedo ao longo da infância. O ensino fundamental, por coincidir com a fase em que as crianças começam a desenvolver seu raciocínio lógico e cognitivo, traz aspectos e condições necessárias para a introdução de novas tecnologias na aprendizagem ainda que haja dificuldades na incorporação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/09/2012
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10. Crowdvis: a framework for real time crowd visualization / Crowdvis: a framework for real time crowd visualization
Visualizações de multidões estão presentes principalmente em jogos digitais e filmes de animação computadorizada. Essas visualizações também são observadas em simulações e aplicações de realidade virtual. Em modelos para simulações de multidões é preciso representar o comportamento dos agentes de acordo com os diferentes cenários, além di
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/08/2012
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11. Coprocessador para operações quânticas. / Coprocessor for quantum operations.
A demanda crescente por poder computacional estimulou a pesquisa e desenvolvimento de processadores digitais cada vez mais densos em termos de transistores e com clock mais rápido, porém não podendo desconsiderar aspectos limitantes como consumo, dissipação de calor, complexidade fabril e valor comercial. Em outra linha de tratamento da informação, es
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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12. Um computador por aluno fora do contexto escolar : cenas digitais do plan ceibal na fronteira do Brasil com Uruguai
O presente trabalho discute o processo de distribuição de um computador por aluno configurado a partir da implantação do projeto de inclusão digital adotado pelo governo uruguaio, este projeto denomina-se Plan Ceibal e teve seu inicio em 2007, sendo finalizada a primeira etapa de distribuição em 2010, momento em que foram distribuídos computadores pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012