Composicao Musica
Mostrando 25-36 de 246 artigos, teses e dissertações.
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25. A Harmonia tonal de Schoenberg: uma proposta para a análise, realização e composição de lead sheets
As metodologias tradicionais do ensino de harmonia no jazz e outras músicas populares geralmente visam fornecer recursos para uma prática de improvisação, cuja abordagem é apenas homofônica. Propomos uma revisão e adaptação da teoria de harmonia tonal de SCHOENBERG (1999, 2004) como ferramenta de análise, realização e composição, a partir da le
Per musi. Publicado em: 2013-12
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26. Teoria da cultura na perspectiva criada pelo ensaio "o futuro de uma ilusão" de Freud
Neste artigo buscamos reconstruir os indícios de uma certa teoria da cultura presentes no discurso de Freud a partir das perspectivas criadas pelo ensaio O futuro de uma Ilusão. Registramos um curioso paralelo entre o discurso de Freud e o de John Lennon. Acompanhamos, assim, as marcas da "empreitada científica" por ele empreendida e as relações múltip
Cad. CRH. Publicado em: 2013-12
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27. Hedonismo como um Fator de Decisão e Uso Tecnológico
RESUMO O uso de produtos tecnológicos na atualidade demonstra que consumidores preferem adotar novas tecnologias aliadas a pacotes de novos serviços incluídos nos produtos. Este artigo apresenta que produtos com multifuncionalidades ou integrações são hedônicos e possuem justificação de seu uso como se fossem utilitários, apresentando fatores de in
Rev. bras. gest. neg.. Publicado em: 2013-09
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28. O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte II): aspectos rítmicos, texturais, potencial significante e tópicas indígenas
Segunda parte do artigo resultante de minha dissertação de mestrado, que trata da representação musical do índio brasileiro na composição de Heitor Villa-Lobos. Nessa segunda parte, continuo defendendo a existência de um "estilo indígena" coerente e autoreferente na música de Heitor Villa-Lobos. Analiso aspectos rítmicos e texturais desse estilo e
Per musi. Publicado em: 2013-06
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29. A didactic-pedagogical approach of the mathematical reasoning at the musical creation. / Uma abordagem didático-pedagógica da racionalidade matemática na criação musical
A presente tese se ocupa, do ponto de vista didático-pedagógico, em estudar a presença da racionalidade matemática na criação musical. A linguagem matemática é uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada para compreender estruturas subjacentes às composições. Com o intuito de defender essa característica, são apresentados, neste trabalho, con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/11/2012
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30. Marlos Nobre : rhythmic variations Opus 15 for piano and percussion, an analytical approach as a support to the interpretation / Marlos Nobre : variações rítmicas Opus 15 para piano e percussão, uma abordagem analítica pisando à interpretação
Este trabalho aborda a peça Variações Rítmicas opus 15 para piano e percussão típica brasileira do compositor Marlos Nobre. Seu objetivo principal foi realizar um estudo analítico e um mapeamento histórico da peça a fim de proporcionar ao intérprete uma maior intimidade com a obra a ser executada. A metodologia divide-se em duas partes: estudo do c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
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31. Missa em mi bemol (1811) do Pe. José Maurício Nunes Garcia : estudo analítico e interpretativo / The mass in Eb (1811) by father José Maurício Nunes Garcia : an analytical and interpretative study
Nessa pesquisa nosso principal objetivo foi resgatar uma obra importante do Pe. José Maurício Nunes Garcia que ainda não havia sido editada no Brasil e pesquisada em função da sua interpretação, a Missa em Mi bemol, composta no ano de 1811, catalogada como CPM 107. Com esse trabalho, esperamos contribuir para que essa peça seja conhecida, divulgada e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/07/2012
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32. Os aspectos poético-musicais nas obras de Homero: métrica, ritmo e performance / Poetical and Musical Features in Homeric Works: Metric, Rhythm, and Performance (VIII B.C)
Propomos com esta Dissertação revisitar as obras de Homero tendo em vista aspectos de sua composição poética que remetem aos elementos de performance, bem como a sociedade oral em que os mesmos foram concebidos. Partimos de um ponto de vista que dialogue com a musicologia e relacione as técnicas de composição e improvisação do aedo. Temos por meta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2012
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33. Canção de ninar brasileira: aproximações / Brazilian lullaby: approaches
A definição mais imediata para canção de ninar, uma das várias denominações brasileiras para este gênero poético-musical, é estabelecida por sua finalidade: canção feita para adormecer criança pequena; uma definição funcional,portanto. A análise do conteúdo poético e da forma destas canções permite identificar os elementos imprescindívei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012
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34. O som ouvido visto e sentido: o repertório sonoro da cena teatral e a dramaturgia sonora dos espetáculos do Circo Teatro Udi Grudi
This dissertation presents an analysis regarding the sonorous repertoire within the theater ambit and how it can become the conductor in a dramaturgy. This analysis runs through the importance and functions of the sound repertoire in the theatrical ambit as well as other aspects of the subject. The explanation on the subject is discussed from a study about t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/04/2012
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35. Tua imagem permanece imaculada : Radamés Gnattali e seu arranjo para a valsa-canção " Lábios que beijei" / Your image remains : Radames Gnattali and their arrangement to the waltz-song "Lips that Kissed"
O presente trabalho investiga a valsa-canção "Lábios que beijei", composição da dupla J. Cascata (pseudônimo de Álvaro Nunes Filho, 1912-1961) e Leonel Azevedo (1908-1980), gravada em 1937 pela empresa RCA Victor na cidade do Rio de Janeiro. Essa foi uma gravação de grande sucesso e contribuiu para consolidar as carreiras de seu intérprete, o canto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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36. Perspectivas analíticas : reflexões sobre análise musical no contexto da Sagração da Primavera / Perspectives on analysis : rethinking analysis on the Rite of Spring context
A presente dissertação parte de artigos reunidos de diversos autores, sob o título Rethinking Music1, juntamente com diversos textos do etnomusicólogo John Blacking, para apontar problemáticas da análise musical, tomando como exemplo a obra Sagração da Primavera.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2012