Commedia Dell Arte
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1. A adaptação barroca de Dom Casmurro para Capitu: do livro ao corpo na TV
This research is inscribed in the gap between two ends: the eyes of the body and the eyes of the lenses of the cameras in the dialog between literature and body in/of the television. It investigates the relation of the book Dom Casmurro, written by Machado de Assis and published in 1899, and the micro-series Capitu, directed by Luiz Fernando Carvalho and bro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2012
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2. Commedia dellArte e educação infantil: um processo de formação de professores
This study draws on the possible contribution of Commedia dell Art for teachers education. It was based on the investigation of its character s types in order to explore and expand 14 teachers physical expression as a way to enable them to better introduce small children to theatre work. To carry out this investigation I have engaged these teachers in a work
Publicado em: 2011
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3. A Commedia Dell'Arte e suas possibilidades pedagógicas
Resumo não disponível
Publicado em: 2010
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4. Projeto comédia popular brasileira da Fraternal Campanha de Artes e Malas-Artes (1993-2008): trajetória do ver, ouvir e imaginar
O principal objetivo do presente trabalho é registrar e compreender a trajetória do Projeto Comédia Popular Brasileira (CPB) e, consequentemente, da Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes por meio das personagens criadas durante 15 anos de pesquisa estética (1993-2008). São objetos de análise os projetos específicos desenvolvidos a cada fase do Projeto CPB, suas respectivas peças e espetáculos, concepções de personagens, o trabalho e formação dos atores e a relação estabelecida com o alvo principal de sua vida teatral: o público. Em sua primeira fase (1993-1997) - VER, a Fraternal cria personagens-tipo brasileiras, influenciada pelos comediógrafos Martins Pena, Artur Azevedo e Ariano Suassuna, retomando o diálogo com os tipos fixos da commedia dell´arte. Na segunda fase (1998-2001) - OUVIR, as personagens-tipo cedem o protagonismo às personagens inspiradas nas festas populares medievais, pautadas no estudo teórico de Mikhail Bakhtin. E, na terceira fase (2002-2008) - IMAGINAR, atores saltimbancos apresentam as personagens por meio da narração e da representação. Neste período, a Cia. aprofunda sua prática no jogo cênico estabelecido entre personagens, atores e narradores para a construção dramatúrgica e interpretativa de seus espetáculos, inspirada em Bertolt Brecht e Luigi Pirandello. A escolha de personagens como interlocutoras dos anseios e da história do povo brasileiro refletiu, desde o início, a específica visão de mundo e de cultura popular adotada pela Fraternal, referendada no ponto de vista contrário ao da classe dominante, o da classe dominada. Dario Fo (1999), Mikhail Bakhtin (1987), Walter Benjamin (1994) e Bertolt Brecht, pautados tanto no que concerne a uma apreensão da encenação e da interpretação cômica, quanto a seus posicionamentos críticos perante a atividade artística, foram essenciais à compreensão da trajetória da Cia.
Autor(es): Ninin, Roberta Cristina
Editora UNESP. Publicado em: 2010
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5. A saga do herói mendigo : o riso e a neopicaresca no progama chaves / The Saga of Beggar Hero: The laugh and the neopicaresque in the Chaves Program
O riso é um fenômeno humano, que assume diferentes faces dependendo do período histórico e de como a intelectualidade o vê, pode ser instrumento de moralização e de punição de desvio; elemento a ser extirpado; meio de libertação, já que produziria uma nova visão de mundo, baseada em uma verdade popular não-oficial; forma de economia de energia
Publicado em: 2009
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6. The Saga of Beggar Hero: The laugh and the neopicaresque in the Chaves Program / A saga do herói mendigo : o riso e a neopicaresca no progama chaves
O riso é um fenômeno humano, que assume diferentes faces dependendo do período histórico e de como a intelectualidade o vê, pode ser instrumento de moralização e de punição de desvio; elemento a ser extirpado; meio de libertação, já que produziria uma nova visão de mundo, baseada em uma verdade popular não-oficial; forma de economia de energia
Publicado em: 2009
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7. Arlequimia mariodeandradeana
O presente trabalho é uma interpretação crítica da prática artística de Mário de Andrade que interroga como a apropriação da figura do Arlequim, que atravessa sua obra, é transformada numa proposta estética e numa conformação de artista. É realizado um panorama histórico da formação da Commedia dell’arte e conceitualiazam-se suas principai
Publicado em: 2008
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8. Teatro corporativo e estratégias espetaculares: em busca de uma abordagem dramatúrgica
Além de elevar a importância das organizações e da academia da administração, a globalização tornou evidente o teatro corporativo e as estratégias espetaculares. O quadro resultante é contraditório e ajuda a explicar as críticas mais recentes sobre a relevância do conhecimento acadêmico em estratégia. Por um lado, grandes corporações exigem
Organ. Soc.. Publicado em: 2006-09
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9. Ver alem da mascara / Look beyond the mask
This work seaks to trace a creation process in the Scenic Arts which has as leaving point the interaction between comunity action and scenic creation. The study was based in the analysis of the character peão boiadero, created through the practice in mímesis corpórea, observin homeless of the city of Campinas as well as observing Nina, a character created
Publicado em: 2006
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10. A estética da Commedia dell Arte :ocntribuições para o ensino das Artes Cênicas
Fenômeno teatral nascido na Itália, a Commedia dellArte chegou ao seu apogeu no século XVI e se espalhou pelo mundo todo podendo ser vista como a base do teatro moderno. Apesar de tratar-se de uma manifestação teatral não mais existente na atualidade, entendemos que a Commedia dellArte constituiu-se um fenômeno artístico cuja estética, centrada no i
Publicado em: 2005
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11. A estética da Commedia dellArte: contribuições para o ensino das Artes Cênicas
Fenômeno teatral nascido na Itália, a Commedia dellArte chegou ao seu apogeu no século XVI e se espalhou pelo mundo todo podendo ser vista como a base do teatro moderno. Apesar de tratar-se de uma manifestação teatral não mais existente na atualidade, entendemos que a Commedia dellArte constituiu-se um fenômeno artístico cuja estética, centrada no i
Publicado em: 2005
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12. A comunicação do corpo na Mímica e no Teatro Físico
Para pavimentar um campo de estudos que conta com pouca bibliografia e muitas lacunas conceituais, realiza-se um primeiro mapeamento das mudanças dos processos de comunicação do corpo na arte da mímica, desde a Grécia Antiga até os dias de hoje, chegando ao movimento que originou o chamado Teatro Físico. No entanto, o objetivo não é, simplesmente, a
Publicado em: 2005