Comico
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49. The Comic sur Bumba-meu-boi / O CÔMICO NO BUMBA-MEU-BOI
O cômico nas apresentações do Bumba-meu-boi no Maranhão, numa relação teatro-antropologia, constitui um dos objetos desta dissertação. Espaço, Tempo e Experiência são anunciados como fatores para pensar a ausência e presença das apresentações cômicas na cidade e no interior. Tomando como observação empírica, as apresentações da comédia
Publicado em: 2007
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50. O jovem Brecht e Karl Valentin : a cena cômica na república de Weimar
O presente estudo propõe uma reflexão contemporânea por meio da análise e identificação da presença da comicidade na obra artística de Bertolt Brecht. Focalizam-se, sobretudo em sua prática teatral, as várias influências e experiências na fase inicial de sua produção artística em Munique, no período compreendido entre 1920 a 1925, quando conv
Publicado em: 2007
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51. Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições
O presente trabalho é uma reflexão sobre os aspectos técnicos e estéticos do processo de criação de um portfolio de composições. Esta reflexão está fundamentada nos trabalhos de Leonard B. Meyer (1973), Étienne Souriau (1999) e Ilza Nogueira (2003). Os aspectos técnicos estão ligados aos procedimentos composicionais “paródia” e “relaçõe
Publicado em: 2007
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52. O áspero humor de Lobo Antunes / Lobo Antunesaustere humour
Entender a multiplicação das faces e funções do humor na prosa de Antônio Lobo Antunes é o objetivo desta tese. Frente à vasta obra, o foco da análise foi dirigido para a Trilogia sobre o poder. Agrupados pela temática e sem prejuízo da feição individual de cada romance, o trio, O Manual dos Inquisidores, O Esplendor de Portugal e Exortação aos
Publicado em: 2007
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53. Ri melhor quem ri por último? : o riso modernista e a tradição literária brasileira
A tradição do humor e do riso viaja no tempo e no espaço do agora e sempre, num jogo nítido de releituras e revisões de suas formas e expressões, cuja historicidade aponta para a sua apreciação literária e para a sua marginalidade estética. Esses percursos marginais são o foco de estudo para a definição de uma cultura do humor e do riso na liter
Publicado em: 2007
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54. OTHELLO, THE MOOR OF VENICE, BY SHAKESPEARE: LITERARY CRITICISM AND TRANSLATION / OTELO O MOURO DE VENEZA, DE SHAKESPEARE: CRÍTICA E TRADUÇÃO LITERÁRIA
No Brasil, Otelo o mouro de Veneza já foi traduzido diversas vezes. Entre os tradutores, encontram-se Onestaldo de Pennafort, Carlos Alberto Nunes, Barbara Heliodora e Beatriz Viégas-Faria. Enquanto os três primeiros traduziram a peça em verso decassílabo, correspondente métrico do pentâmetro iâmbico shakespeariano, a última traduziu a tragédia em
Publicado em: 2007
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55. Palhaços de rua : transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador
Esta dissertação atingiu três objetivos. O primeiro deles consistiu na tentativa em definir a atividade de vendedores ambulantes de rua como Performance do cotidiano. Para tal, buscouse fazer um paralelo da performance desses vendedores com a do Palhaço de Circo, a do Clown e a do Cômico dell? Arte do início do Século XVI. O segundo objetivo compreend
Publicado em: 2006
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56. Abordagem cultural na pratica pedagogica : uma experiencia com o teatro de bonecos
A pesquisa enfoca o trabalho artístico e suas potencialidades para o aprendizado e a formação dos indivíduos. Nossa experiência referenda-se a um grupo de Teatro de Bonecos e nosso locus é a escola pública, enquanto lugar de encontro, entre o espetáculo teatral e a reação da platéia. Esta ação cultural que rompe com as rotinas escolares, pode in
Publicado em: 2006
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57. Memorial do Convento: do lírico-grotesco ao sublime
O presente estudo tem como objetivo elucidar a (con)figuração lírico-grotesca no Memorial do Convento (1982) de José Saramago, revelando-a não só como instrumento de construção do híbrido ficcional no discurso romanesco contemporâneo, mas também como ponto de articulação dos contrários que, unidos, operam o efeito de sublimidade no romance. Par
Publicado em: 2006
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58. O trágico, o cômico e a "distância artística": arte e conhecimento n'A Gaia Ciência, de Nietzsche
A partir da leitura de A Gaia Ciência, pretendemos mostrar alguns elementos importantes que, nesse livro, se constituem em torno do tema da "distância". Analisando principalmente três aforismos do livro, procura-se esclarecer o deslocamento no texto e no pensamento de Nietzsche da distância como Ferne, de origem romântica, à distância como Distanz. En
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2005-12
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59. Performance e experiência nas narrativas orais da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai
Na fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai as narrativas orais transgridem limites políticos e, ao circularem entre as vizinhas regiões, vão revelando identidades, tradições, sentimentos. Esta transmissão de valores e práticas que se dá através da narração de histórias é parte fundamental da "cultura da fronteira", existente entre os três p
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2005-12
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60. A estética da Commedia dellArte: contribuições para o ensino das Artes Cênicas
Fenômeno teatral nascido na Itália, a Commedia dellArte chegou ao seu apogeu no século XVI e se espalhou pelo mundo todo podendo ser vista como a base do teatro moderno. Apesar de tratar-se de uma manifestação teatral não mais existente na atualidade, entendemos que a Commedia dellArte constituiu-se um fenômeno artístico cuja estética, centrada no i
Publicado em: 2005