Circos
Mostrando 1-12 de 56 artigos, teses e dissertações.
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1. IMPROVISAÇÃO: NEM JAZZ, NEM TEATRO, MAS METAMORFOSE ITINERÁRIA
RESUMO O objetivo deste artigo foi compreender como a improvisação realizada pelos artistas circenses se insere no cotidiano da gestão do circo e do espetáculo. Sob a perspectiva qualitativa de investigação aplicada na análise de multicasos, os dados foram produzidos mediante observações assistemáticas no cotidiano de 31 circos itinerantes localiza
Rev. adm. empres.. Publicado em: 20/08/2020
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2. REDES DE DESEJO OU DE GOZO? EXPERIÊNCIA DE CONSUMO E NOVOS AGENCIAMENTOS TECNOLÓGICOS
RESUMO O objetivo deste artigo foi compreender como a improvisação realizada pelos artistas circenses se insere no cotidiano da gestão do circo e do espetáculo. Sob a perspectiva qualitativa de investigação aplicada na análise de multicasos, os dados foram produzidos mediante observações assistemáticas no cotidiano de 31 circos itinerantes localiza
Rev. adm. empres.. Publicado em: 20/08/2020
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3. Zoológicos humanos: gente em exibição na era do imperialismo
A partir de meados do século XIX, a exibição de pessoas em museus, circos, zoológicos, feiras e instituições científicas se tornou mais frequente no Ocidente, como forma de entretenimento e objeto de estudo. As correntes de pensamento racial da época estabeleciam hierarquias e colocavam negros, índios e outros povos colonizados no início de escalas da evolução humana. Exibidos ao vivo por meses a fio junto a elementos de sua cultura material, os diversos grupos eram apresentados como primitivos para contrastar com as nações mais ricas. Tais exposições ajudavam a dar crédito à noção de inferioridade racial e ensinavam ao público que o racismo era científico, terminando por incutir novos sentimentos de superioridade no branco e ocidental, justificando e desculpando o crescente imperialismo.
Autor(es): Koutsoukos, Sandra Sofia Machado
Editora da Unicamp. Publicado em: 2020
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4. Brazilian dancers: corpos exibíveis em um circo norte-americano
Resumo Neste trabalho, analiso o processo de materialização de corpos que se dá no interior de um regime estético circense, cujo pilar é a celebração de diferenças. Em outras palavras, chamo atenção às normas de exibição, veiculadas por um dos maiores e mais tradicionais circos dos Estados Unidos, enquanto constitutivas de corpos nacionalizados
Cad. Pagu. Publicado em: 03/05/2018
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5. Os Circos Contemporâneos como Heterotopias Organizacionais: Uma Etnografia Multissituada no Contexto Brasil-Canadá
Resumo Neste artigo buscamos entender os circos contemporâneos desde a perspectiva das heterotopias organizacionais. Realizamos uma aproximação teórica entre Estudos Baseados em Práticas nos Estudos Organizacionais e o conceito de heterotopias desenvolvido por Michel Foucault. A partir de uma etnografia multissituada focada nos processos organizativos d
Rev. adm. contemp.. Publicado em: 2017-03
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6. “Água de lona” e “sangue de serragem” nos discursos de sujeitos circenses
Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar como são construídos os discursos sobre a identidade social de circenses e fazer uma reflexão sobre o que tais discursos buscam legitimar e produzir em termos de verdade para os atores sociais estudados. Tem como base uma pesquisa de campo com circenses entrevistados em 31 circos itinerantes. Baseamo-nos em
Organ. Soc.. Publicado em: 2016-06
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7. As alianças estratégicas no picadeiro da arte/negócio circense
O objetivo do artigo é estudar a contribuição das alianças para a longevidade das empresas, tendo como objeto um campo quase esquecido pela administração, as organizações circenses. A despeito de sua importância econômica e simbólica, tal setor é pouco estudado sob o ponto de vista de suas práticas gerenciais. Nesse sentido, o problema proposto
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 2014-06
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8. Da Imagem à Cena: o palhaço fotógrafo e o registro do circo-teatro
RESUMO Este artigo trata do registro, a princípio registro fotográfico e depois escrito, realizado pelo palhaço Cadilac e evidencia a forma de atuação nos pequenos circos mambembes e o início de uma troupe circense, no período entre 1950 e 1970. A pesquisa, concluída em fevereiro de 2012, teve como resultado final a dissertação na área de Artes C�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-04
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9. Quando há artificação?
Como as pessoas fazem ou criam coisas que passam a ser vistas como obras de arte? Em outras palavras, quando há artificação? A resposta a essa pergunta é, ao mesmo tempo, simbólica, material e contextual. Tem a ver com significados, objetos, interação e instituições. Não procuramos definir o que é arte ou como ela deve ser considerada, mas como e
Soc. estado.. Publicado em: 2013-04
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10. Veganismo e libertação animal : um estudo etnográfico / Veganism and animal liberation : a etnographic study
A partir de estudo etnográfico em congressos, manifestações públicas e encontros organizados ao redor do tema do vegetarianismo e da luta pelos direitos animais, a dissertação descreve a formação e a dinâmica de um movimento político em território brasileiro, expondo as principais discussões que mobilizam os ativistas na busca da emancipação do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2012
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11. Mulheres-monstro e espetáculos circenses: o grotesco nas narrativas de Ângela Carter, Lya Luft e Susan Swan
Este trabalho analisa os romances Noites no circo, de Angela Carter, Exílio, de Lya Luft, e The Biggest Modern Woman of the World, de Susan Swan, sob a óptica do grotesco, que se apresenta de forma distinta em cada uma das obras. Os espaços nos quais as personagens de Carter, Luft e Swan se encontram estão deslocados do centro de poder, relegados às mar
Publicado em: 2011
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12. Circos e palhaços brasileiros
Circos e Palhaços Brasileiros apresenta, em forma de catálogo, documentação iconográfica e escrita de alguns circos brasileiros e seus palhaços. De outubro de 1997 a julho de 2000 foram visitados diversos circos, em várias regiões do país, com o objetivo de documentar o universo dos palhaços, dentro e fora do picadeiro. Além do resgate do seu repertório cênico (entradas, esquetes, comédias e dramas), foram incluídos neste registro os recursos materiais dos circos (pequenos e grandes), os palhaços no circo-teatro, os palhaços de palco, os tapa-buracos dos circos grandes, o papel do palhaço nos espetáculos dos pequenos circos, a quantidade e qualidade do repertório encenado, as opiniões dos artistas acerca da profissão etc.
Autor(es): Bolognesi, Mario Fernando
Editora UNESP. Publicado em: 2009