Cinematographic Film
Mostrando 1-12 de 38 artigos, teses e dissertações.
-
1. Aspectos educacionais do karate: discutindo suas representações no cinema
Resumo O karate é uma luta originária de Okinawa, ilha ao sul do Japão. Historicamente, atravessou três períodos: a partir do século XVII, como bujutsu, técnica clandestina de luta; depois, como budo, quando foi convertido em luta tradicional japonesa, em fins do século XIX, propugnando valores educacionais e identitários; e finalmente, como esporte
Educ. Pesqui.. Publicado em: 30/05/2019
-
2. Formando una “Escuela de Campeones”. Deporte, moralidad, pedagogía y estética Peronista
RESUMO “Escuela de Campeones”, um filme argentino dirigido por Ralph Pappier e lançado no final de 1950, baseia seu argumento na história de um fato histórico: as dificuldades experimentadas por aqueles que queriam incorporar o esporte como conteúdo pedagógico. Focada na vida do escocês Alejandro Watson Hutton, o filme mostra as vicissitudes deste
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
-
3. Alegoría y símbolo en el cine barroco y moderno. Estrategias retóricas, amplificación de sentido
Abstract Rhetorical strategies, amplification of meaning The scope of this paper is to show how allegory and symbol, in the framework of the baroque and modern cinema, are not ornamental mechanisms, but a form of semantic invention capable of questioning the grammaticalization of the cinematographic language. We don’t intend to make a historiographic analy
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
4. STRUCTURING AND FINANCING OF BRAZILIAN FILM INDUSTRY: THE AMBITION OF A SELF-SUSTAINING PATH / ESTRUTURAÇÃO E FINANCIAMENTO DA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA: A AMBIÇÃO DE UMA TRAJETÓRIA AUTOSSUSTENTÁVEL
O desenvolvimento e consolidação da atividade cinematográfica enquanto indústria resultou de um processo longo e complexo de ações por parte de agentes tanto privados como governamentais do mundo todo, no intuito de encontrar um equilíbrio industrial, financeiro e social para esta atividade altamente onerosa e arriscada, porém estratégica para a mai
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/10/2012
-
5. Carne de Fieras, Barrios Bajos e Aurora de Esperanza - o melodrama anarquista na produção cinematográfica da CNT, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) / Carne de fieras, Barrios Bajos and Aurora de esperanza: the anarchist melodrama in film production from CNT during the spanish civil war (1936-1939)
Considering the relation between History and Cinema, this present dissertation will ponder on the anarchist cinematographic production of CNT during the Spanish Civil War (1936-1939) through the analysis of three of its most important fiction works: Carne de Fieras (1936/1992), Barrios Bajos (1937) and Aurora de Esperanza (1937). They were structured in a cl
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
-
6. O dispositivo e seu processo: anÃlise dos filmes 33, filmefobia e seus diÃrios de campo / The device and its process: analysis of 33 films, filmefobia and his field diaries
This research analyzes the movies 33(2003) and Filmefobia (2009), directed by Brazilian filmmaker Kiko Goifman. The movies were studied from their cinematographic perspective and narratives, seeking to indentify how act the appartus developed by the director and its relationship with the creative process. From an explanation about the concept of apparatus in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
-
7. O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema / Torment in an enlarged expectation: the construction of the suspense genre in the movies.
O estudo dos gêneros do cinema aponta para várias direções sem, no entanto, especificar a importância que deve ser dada às estratégias discursivas que engendram a significação de determinado filme. Por muito tempo, a teoria semiótica de linha francesa serviu apenas para salientar um perfil da significação fílmica, originada do percurso gerativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/04/2011
-
8. Entre duas margens : do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch / Beetween two margins : from ethnographic film to cinéma-vérité and the place of the film La Pyramide Humaine in the work of Jean Rouch
O presente estudo se debruça sobre a construção do cinema de Jean Rouch, desde o seu primeiro contato com o mundo africano e as questões pelas quais ele iria se interessar durante a criação de seus filmes, até o estabelecimento do cinéma-vérité, movimento lançado na década de 60 e que propunha novas relações do cinema com o real. Abordamos aqui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
9. Educação, memória e cinema: um estudo comparativo das representações sociais da escola em "Os incompreendidos" e em "Machuca" / Education, memory and cinema: a comparative study about the social representations of the school in The 400 blows and in Machuca
This dissertation aims verify what are the social representations about the school, through the comparison between the films The 400 blows (1959) and Machuca (2004). For this purpose, was adopted the analyze of narrative structure of fictional feature film, knowing that it is the cinematographic product more accessible for a wider audience. It is necessary e
Publicado em: 2010
-
10. Hiroshima Mon Amour e a recepção da critica no Brasil / Hiroshima Mon Amour and the critical reception in Brazil
The first Alain Resnais feature film, Hiroshima Mon Amour was issued in commercial circuit in Brazil in 1960, the year following their debut in France. The film has caused great impact on the specialized criticism motivating many articles in newspapers and magazines. This research embrace the abundant material produced by the Brazilian critic, which was moti
Publicado em: 2009
-
11. A magia do cinema na praça:apropriação do espaço e sociabilidade em Salvador-BA
Its in the city spaces, molded from the uses and daily appropriations, that life is woven, as a product of the social relationships from the accumulation of history along with the present day fabric. Within this relationship, the old and the new are elements which make up this tapestry, as a result of the contribution of successive generations. The public sq
Publicado em: 2009
-
12. A construção narrativa e plástica do filme Matrix.
This master thesis presents the results of analyses concerning the narrative strategies and the cinematographic construction of the science-fiction film The Matrix, following two analytic approaches: the Poetics of Film method of film analysis and the concepts of Neoformalist narratology. The resources and strategies employed by this film, along with its pro
Publicado em: 2008