Cinema Sound
Mostrando 1-12 de 29 artigos, teses e dissertações.
-
1. Um triunfo de aprendizes: o som em O massacre da Serra Elétrica
Resumo Filme influente na consolidação de uma estética semidocumental muito popular no cinema de horror contemporâneo, O massacre da serra elétrica (The Texas chain saw massacre, Tobe Hooper, 1974) ganhou status de inovador, com o passar dos anos, por ter antecipado a explosão do subgênero slasher, e por causa da crueza das imagens. No entanto, pouco
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
-
2. A chegada do som nos cinemas de São Paulo segundo a Folha da Manhã (1928-1933)
A presente dissertação centra-se no estudo e observação do período de transição entre o filme silencioso e o sonoro nas salas de cinema da cidade de São Paulo, registrado nas páginas do jornal Folha da Manhã entre 1928 e 1933. Ela tem como objetivo investigar e compreender como se processaram as adaptações do mercado exibidor a esta nova tecnolog
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2012
-
3. Leituras das versőes do filme The Gold Rush: vozes discursivas e dramaticidade
In 1925, Charles Chaplin made the film The Gold Rush, and in 1942, he realeased the same film, re-edited with addition of music and narrator and charater‟s voices. Among these seventeen years, there was the advent of sound films, which provoked major changes in cinema. This dissertation proposes not only to know how was this transition from silent film
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
4. Between the sensible and the intelligible: Anthropology and the cinema of Marcel Mauss and Jean Rouch
In this paper I explore the connections between the anthropology of Marcel Mauss and the anthropological cinema of Jean Rouch. In the process, I identify elements in the work of the filmmaker and anthropologist that amount to a critique of any simplistic opposition between prose and poetry, science and art, rational and irrational, material and immaterial, t
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
-
5. Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica / Sinfonietta e Psycho, de Bernard Herrmann. Intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica.
Desmistificando a ideia de que música para o cinema e música para as salas de concerto pertencem a universos distintos, na qual a primeira seria inferior à segunda, o presente trabalho propõe a análise musical parcial de duas obras do compositor norte-americano Bernard Herrmann: a Sinfonietta for String Orchestra e a trilha sonora do filme Psycho (Psico
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2011
-
6. Orfeu : do mito à realidade brasileira uma análise da trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro" (1959) e "Orfeu" (1999) baseados na peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes / Orpheus : from the myth to the brazilian reality a soundtrack analysis of the movie "Black Orpheus" (1959) and "Orpheus" (1999) based on Vinicius de Moraes play "Orfeu da Conceição"
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro", de Marcel Camus (1959) e "Orfeu", de Cacá Diegues (1999), integrando música instrumental, canção, sound design e edição de som enquanto elementos criativos das obras e sua relação com as outras linguagens que compõem a totalidade dos filmes. Será feita uma decupagem i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
-
7. Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo / Working methods in synchronous sound recording in the Brazilian feature films Contra todos and Antônia: techniques and creative space.
This study is a reflection on the working methods of synchronous sound recording focusing on the description and analysis of the procedures used in the sound recording of the Brazilian feature films Contra todos and Antônia. The practice of synchronous sound recording is conceived as a working method shared by professional recordists, with procedures guided
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011
-
8. Passado a limpo : a caracterização do protagonista e a representação da história em " O sobrado", de Erico Verissimo, e "Netto perde sua alma", de Tabajara Ruas, e em suas adaptações cinematográficas
The first part of this study analyzes, using a comparative approach, "O Sobrado", a chapter from the historical novel from the State of Rio Grande do Sul entitled O Continente (1949), itself part of the trilogy O tempo e o vento, and its film adaptation, O Sobrado (1956), aiming at establishing relations between the characterization of the main character, Li
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
9. Atlântida s music : the original sound score from Brazilian popular cinema in the example of Companhia Atlântida Cinematográfica, 1942/1962 / Assim era a música da Atlântida : a trilha musical do cinema popular brasileiro no exemplo da Companhia Atlântida Cinematográfica 1942/1962
Este trabalho apresenta um estudo sobre a trilha musical dos filmes produzidos pela Atlântida Empresa Cinematográfica. Nele descrevemos a trajetória da companhia e seus fundadores. Coletamos dados sobre quem foram os diretores e compositores que trabalharam nos filmes. Apontamos as influências que levaram ao estabelecimento da forma da comédia musical d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
-
10. Se podes ouvir, escuta: a gênese audiovisual de Ensaios Sobre a Cegueira / If you can hear, listen: the audiovisual Genesis of Blindness
A dissertação procede a uma investigação do processo de criação do filme Ensaio Sobre a Cegueira, através de entrevistas e recuperação de material memorial dos membros da equipe. Os materiais foram analisados segundo a metodologia da Crítica de Processos como proposto por Cecília Salles. São abordadas também as relações audiovisuais das vária
Publicado em: 2010
-
11. THE VOICE OF THE OTHER IN CONTEMPORARY BRAZILIAN CINEMA: THE PROBLEM WITH THE FIRST PERSON / A VOZ DO OUTRO NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: A QUESTÃO DA PRIMEIRA PESSOA
The goal of the dissertation is to investigate the construction of narratives in the first person in contemporary Brazilian cinema, considering the criticisms made in the 1970¿s against the Voice of Authority and the use of the third person, predominately in Cinema Novo - the fruit of a period in which the arts traveled in consonance with a collective and e
Publicado em: 2009
-
12. Entre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais
The present research is the analysis of the procedures involved in creating video works and video installations produced between 2004 and 2008. The appreciation of sensory aspects of the image - the descriptions of space and landscape that appear in several videos of that period - transforms the relationships between space and time in these narratives, which
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2009