Cinema Politico
Mostrando 1-12 de 82 artigos, teses e dissertações.
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1. Os cinemas negros brasileiros e a transformação da imagem: percursos de um termo estético-político
Resumo O presente artigo discute os processos históricos, políticos e sociais que favoreceram a difusão de festivais, mostras, encontros, cineclubes e coletivos de cinema/audiovisual negro na última década no Brasil. O texto aponta como a maior formação técnica e artística de pessoas negras diante da democratização e expansão do ensino superior,
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
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2. ENSAIO E GESTO EM JONAS MEKAS: DA SOBREVIVÊNCIA AO EXÍLIO, DO EXÍLIO À ACULTURAÇÃO NA AMÉRICA
Resumo Este artigo explora o diálogo entre Lost Lost Lost (1976), filme do cineasta lituano Jonas Mekas, e seu diário escrito, I Had Nowhere to Go. Diary of a Displaced Person (1991), a partir do problema do exílio de um sobrevivente dos DP camps, da Segunda Guerra Mundial, tendo em vista discussões que perpassam uma epistemologia do ensaio enquanto gest
Ilha Desterro. Publicado em: 2021-08
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3. CINEMA, IDEOLOGIA E INCONSCIENTE: COLIN MACCABE, STEPHEN HEATH E A SCREEN THEORY
Resumo Abordagens do funcionamento da ideologia, da discursividade e da subjetividade foram desenvolvidas e convergiram nos estudos cinematográficos nos anos 1970, na França e na Grã-Bretanha. Tais desenvolvimentos e convergência sucederam com o engajamento político de intelectuais, a partir da influência de Louis Althusser e Jacques Lacan. Esta retros
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2021-08
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4. “Isto não é um filme” de Jafar Panahi: a denúncia contra censura pela metanarrativa
Resumo O artigo discute a estética do cinema de Jafar Panahi que, proibido de fazer filmes, adota a metanarrativa como estratégia de linguagem e de denúncia do sistema político. Objetiva-se, assim, refletir sobre o cinema que radicaliza o tensionamento das fronteiras entre ficção e não ficção, tanto como forma de denunciar a injustiça da qual o aut
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-04
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5. La teoría literaria y el paradigma: la circulación del inconsciente político
Resumo Desde que Fredric Jameson propôs pensar sobre o inconsciente político das narrativas literárias em 1981, sua proposta circulou frequentemente em áreas fora da teoria literária (arquitetura, cinema, filosofia política, etc.). Quando o inconsciente político circula, nem tanto um conceito teórico é transposto literalmente como um modo de visibil
Alea. Publicado em: 2020-12
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6. Drones, imagem-tempo e o fim do poder soberano
Resumo: O artigo trata da especificidade de um dos produtos tecnológicos de vigilância e de ataque aéreos mais importantes em uso atualmente, os drones, mostrando em que sentido essa nova tecnologia traça um marco decisivo na evolução do domínio dos ares e, portanto, como sugere Carl Schmitt, na transformação do campo teológico-político das socied
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2020-03
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7. O CINEMA E A LITERATURA VÃO À GUERRA: O CONFLITO CIVIL ESPANHOL (1936-1939) NA PERSPECTIVA DE GEORGE ORWELL E KEN LOACH
Resumo A guerra civil espanhola (1936-1939), um dos acontecimentos emblemáticos do século XX, foi responsável por aglutinar uma geração de jovens escritores, poetas e artistas que consideravam o conflito como algo central em sua vida. Este artigo tem como objetivo analisar como alguns escritores e cineastas têm retratado a guerra civil espanhola em sua
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
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8. Análise arqueológica do discurso sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação no Brasil no período de 1910 a 1930
Resumo Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou o discurso sobre o nexo pedagógico entre o cinema e a educação no Brasil nas três primeiras décadas do século XX. Para tanto, recorreu à análise arqueológica do discurso como ferramenta teórico-metodológica viável para a pesquisa. No curso investigativo foram analisados text
Pro-Posições. Publicado em: 16/09/2019
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9. A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão
Resumo Orientado pelo método crítico, Douglas Kellner desqualifica a linha do marxismo ortodoxo, muito focada na economia, e segue a vertente político-culturalista, baseada teoricamente na crítica imanente. Ele busca uma abordagem que preserve a crítica ideológica, no sentido de crítica à dominação de classe, ao mesmo tempo que essa deve incorporar
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 19/08/2019
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10. Podem os personagens secundários falar? posição feminina no documentário autobiográfico face à memória da ditadura militar no Brasil
RESUMO Diante do campo da autobiografia e de seu cruzamento com o cinema, no contexto da experiência legada pela ditadura civil-militar brasileira, este artigo pretende investigar certos modos políticos de enunciação e subjetivação, aqui postos em cena pelos documentários autobiográficos “Os dias com ele” (Brasil, 2012), de Maria Clara Escobar, e
Alea. Publicado em: 2018-08
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11. Política, colonização e revolução em O Leão de sete cabeças
Resumo: Produção italiana, realizada no Congo, África, em 1970, O Leão de sete cabeças é, segundo seu diretor, “um ato político-cultural de colaboração com a noção de luta tricontinental”, teorizada pelo guerrilheiro argentino Che Guevara. Considerado aqui como aplicação do manifesto Tricontinental, o filme tornou-se um importante documento
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2017-08
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12. CINEMA INDÍGENA DO U-MATIC AO YOUTUBE: SOBERANIA MIDIÁTICA NA ERA DIGITAL
Resumo Esse artigo aborda uma ampla gama de projetos, desde os primeiros desafios epistemológicos das experiências de vídeo na remota Austrália Central na década de 1980 quando surgiu um cinema indígena que interveio tanto no imaginário nacional australiano quanto na ideia de cinema mundial. Aborda, também, o ativismo político que levou à criação
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-12