Os cinemas negros brasileiros e a transformação da imagem: percursos de um termo estético-político
AUTOR(ES)
Rodrigues, Anthony
FONTE
Sociedade e Estado
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
Resumo O presente artigo discute os processos históricos, políticos e sociais que favoreceram a difusão de festivais, mostras, encontros, cineclubes e coletivos de cinema/audiovisual negro na última década no Brasil. O texto aponta como a maior formação técnica e artística de pessoas negras diante da democratização e expansão do ensino superior, em conjunto com mobilizações coletivas de profissionais negros(as) do audiovisual, criaram um crescente cenário de produção e circulação de filmes de autoria negra no país. Por fim, reflete-se como esses filmes podem indicar novas formas de se pensar e fazer cinema, ao proporem uma transformação na representação racial.
Documentos Relacionados
- Deleuze e a imagem: um problema estético
- Professores (as) negros (as) e relações raciais: percursos de formação e transformação
- Gestão da imagem: desenvolvendo um instrumento para a configuração da imagem de produto
- A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidadea
- Os congressos brasileiros: pontes para a liberdade e transformação da enfermagem