Cinema Militante
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc
A pretexto de nos falar sobre cinema, Makota Valdina, professora militante e religiosa da Bahia, nos legou essa lição de vida em uma das sessões do CachoeiraDoc, o festival de documentários de Cachoeira cuja memória de ação e reflexão compõem esta obra. Desaguar em cinema, por meio de um ajuntamento de vozes diversas de pesquisadoras(es), cineastas e ativistas, em abordagens multidisciplinares, tenta dar vazão ao fértil movimento do documentário brasileiro contemporâneo que nutriu e foi nutrido pelo festival pioneiro no gênero Norte-Nordeste no Brasil. Trata-se de um festival – e de um livro – dedicado ao cinema impregnado pela vida.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2020
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2. Desafios éticos e políticos no vídeo Vida Estelita, subjetividades políticas em devir
Resumo Vida Estelita é um registro memorialístico da ocupação do Cais José Estelita, em Recife, em meados de 2014. Os entrevistados falam não apenas da luta pelo terreno, mas do desejo de novas formas de vida. Os realizadores excluíram da edição final trechos dos depoimentos em que os jovens, ao confrontarem a ordem estabelecida, se expunham mais fo
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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3. A construção de uma memória do regime militar: uma análise do filme "O que é isso companheiro?"
O trabalho tem por objetivo analisar como o filme O que é isso, companheiro? construiu uma memória do regime militar, tendo como foco a ação de jovens grupos armados contra o governo ditatorial. Baseado no livro homônimo do militante Fernando Gabeira publicado no final dos anos 1970, momento marcado por uma intensa produção memorialística sobre aquel
Publicado em: 28/03/2012
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4. A representação da ditadura militar nos filmes brasileiros longa metragem de ficção : de 1964 a 2010
A presente tese analisa a representação da ditadura militar nos longas-metragens de ficção brasileiros desde o golpe de 1964 até o ano de 2010. Evidenciamos que três elementos representam simbolicamente o governo militar: a tortura, o militar e o militante da esquerda. Partindo dessa premissa, estudamos as variações e as possibilidades de representa�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
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5. Os festivais GLBT de cinema e as mudanças estético-políticas na constituição da subjetividade
Neste artigo traço um breve panorama do crescimento e diversificação dos festivais GLBT de cinema e da visibilidade gay. A análise está centrada nas transformações que configuraram uma nova cinematografia denominada, no início dos anos 1990, de queer movie (Rich, 1991). Desde a pioneira edição de um festival de cinema gay e lésbico, em São Franci
Cadernos Pagu. Publicado em: 2007-06
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6. El Centro Educativo Obrero en Recife durante el Estado Nuevo (1937/1945): educaciÃn y religiÃn en el control de los trabajadores / O Centro Educativo OperÃrio em Recife durante o Estado Novo (1937/1945): educaÃÃo e religiÃo no controle dos trabalhadores
El presente estudio, titulado El Centro Educativo Obrero en Recife durante el Estado Nuevo (1937/1945): educaciÃn y religiÃn en el control de los trabajadores, se propone a analizar la actuaciÃn de la instituciÃn, en el periodo de dictadura del Estado Nuevo (1937/1945), como una forma de adoctrinamiento y control de los trabajadores. Esta instituciÃn cr
Publicado em: 2006
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7. A obra ficcional e jornalística do escritor António de Alcântara Machado: letras e imagens
Esta tese apresenta a indissociável relação entre vida/obra do escritor António de Alcântara Machado. Existência e criação aparecem como movimentos complementares que permitem delinear os contornos de uma personalidade marcante do modernismo paulista. A imagem final não é, e nem poderia sê-lo, acabada. De família tradicional, o autor tornou-se um
Publicado em: 2004
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8. O POVO MESSIÂNICO O MESSIANISMO POLÍTICO DE GLAUBER ROCHA
A questão central desse trabalho é a concepção do Messianismo explicitada pelos filmes de Glauber Rocha, revelando um esforço para compreensão da sociedade brasileira. Partindo das discussões sobre a Modernidade e Pós-modernidade, procurou-se mostrar que o cinema é uma invenção da Modernidade e que o Cinema Novo, enquanto movimento de cineastas, e
Publicado em: 2002