Cinema Japones
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
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1. Aspectos educacionais do karate: discutindo suas representações no cinema
Resumo O karate é uma luta originária de Okinawa, ilha ao sul do Japão. Historicamente, atravessou três períodos: a partir do século XVII, como bujutsu, técnica clandestina de luta; depois, como budo, quando foi convertido em luta tradicional japonesa, em fins do século XIX, propugnando valores educacionais e identitários; e finalmente, como esporte
Educ. Pesqui.. Publicado em: 30/05/2019
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2. A infância como solidão: mutações da experiência educacional contemporânea
RESUMO: Tendo como objeto de análise dois filmes do diretor e roteirista japonês Hirokazu Kore-Eda -
Ninguém pode saber (2004) eO que eu mais desejo (2011) -, o presente ensaio almeja um tipo particular de problematização da experiência educacional contemporânea. As discussões, amparadas na teoriza�Educ. Soc.. Publicado em: 2015-06
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3. Cinema e misticismo oriental: a representação do Zen Budismo na obra de Akira Kurosawa
O Zen budismo é uma forma de misticismo que influenciou a cultura do Extremo Oriente, não apenas por ser uma espécie de religião, mas porque suas concepções sobre a existência influenciaram um grande número de representações sociais, estéticas e militares. O cinema japonês acaba por ser influenciado pelo referido misticismo a ponto de aparecer re
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/01/2010
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4. Takeshi Kitano um cineasta de dois mundos : Hollywood e o tradicional cinema japonês
Este trabalho tem como objetivo estudar e entender o cinema de Takeshi Kitano através de suas duas influências principais, o cinema hollywoodiano e o cinema tradicional japonês. Para isso, foi primeiramente estudada a cultura do homem atual, dando destaque para o Japão globalizado, onde convivem o passado tradicional e a cultura ocidental e tecnológica
Publicado em: 2010
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5. O cinema de animação de Hayao Miyazaki
O presente trabalho propõe a análise das características do cinema de animação do diretor japonês Hayao Miyazaki, em especial no filme A Viagem de Chihiro (2001). Partindo de conceitos como diegese e linguagem cinematográfica, estuda-se a estrutura deste filme que melhor resume a obra do diretor. Pesquisa-se, também, a carreira e a biografia desse ci
Publicado em: 2010
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6. A experiência do cinema japonês no bairro da Liberdade / The experience of the japanese cinema in the Liberdade district - SP
In this ethnography, the Japanese cinema which was shown in the city of São Paulo between 1950 and 1980 is evoked in the memories of old-time movie goers of the Liberdade district. This investigation focuses on the local meanings attributed by both nikkei and non-nikkei audiences to Japanese films, to Liberdades cinemas and to the experience of frequenting
Publicado em: 2010
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7. Metropolis : the use of jazz music in the animated cinema / Metropolis : o uso do jazz no cinema de animação japones
Este trabalho tem como proposta analisar o uso do jazz no cinema de animação japonês, através de um estudo de caso que tem como objetivo o longa-metragem de animação "Metrópolis" (2001), dirigido por Rintaro, com roteiro de Katsuhiro Otomo, e música de Toshiyuki Honda. A metodologia que escolhemos foi a de estabelecer conexões com a literatura espec
Publicado em: 2009
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8. Ma: entre-espaço da comunicação no Japão um estudo acerca dos diálogos entre Oriente e Ocidente / Ma: an inter-space of communication in Japan a study on the dialogues between east and west
The dissertation investigates a few possibilities to translate the Japanese cultural element known as Ma, which represents an inter-space in which and at what time the process of communication occurs. The study starts from the understanding of Ma as a quasi-sign, which in its turn is a concept from Peircean semiotics, recognizable only through its materializ
Publicado em: 2007
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9. Eisenstein: dialogos orientais
Elementos da cultura japonesa e chinesa contribuíram para as formulações da proposta de cinema de Sergei Eisenstein. O percurso da análise focaliza: o teatro japonês Kabuki, destacando sua proximidade com a proposta de cinema sonoro de Eisenstein; as gravuras ukiyo-e de Sharaku, associadas ao modo como Eisenstein explora os fragmentos de imagens para ob
Publicado em: 2001