Eisenstein: dialogos orientais

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Elementos da cultura japonesa e chinesa contribuíram para as formulações da proposta de cinema de Sergei Eisenstein. O percurso da análise focaliza: o teatro japonês Kabuki, destacando sua proximidade com a proposta de cinema sonoro de Eisenstein; as gravuras ukiyo-e de Sharaku, associadas ao modo como Eisenstein explora os fragmentos de imagens para obter determinados efeitos; o teatro chinês de Mei Lan-fang, com sua proposta de um espetáculo que unifica os elementos cênicos, estimulando os diversos sentidos do espectador; e, finalmente, a analogia que Eisenstein faz da sua proposta de montagem no cinema com a milenar linguagem ideogramática chinesa. Há evidências dos diálogos de Eisenstein com esses elementos da cultura oriental em várias seqüências de seus filmes. A localização deles no filme Outubro (1928) facilita a compreensão do modo como Eisenstein estruturou sua proposta singular e revolucionária no campo das elaborações cinematográficas

ASSUNTO(S)

cinema - montagem hieroglifos kabuki xilogravura chinesa cinema - historia

Documentos Relacionados