Cinema Ira
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. CIVILIZAÇÃO TROPICAL EM PERIGO: CINEMA, ELITE E CLASSES MÉDIAS NA BELLE ÉPOQUE CARIOCA
Resumo Inserindo-se em uma perspectiva que transita entre a história e a etnografia, este artigo analisa um fait divers ocorrido em fevereiro de 1916 em um cinema do Rio de Janeiro: uma discussão entre espectadores finalizada com um tiro. A questão principal que irá nortear este artigo é: de que modo estes sujeitos pertencentes à classe média e à eli
Mana. Publicado em: 2018-04
-
2. A profetisa que amava Bruce Lee: Oriente e Ocidente na perspectiva de Persépolis
Neste artigo analisamos a obra Persépolis, longa metragem de animação que sintetiza os quatro volumes da obra homônima lançada na forma de história em quadrinhos na França, entre os anos de 2000 e 2003. Narrado pela autora Marjane Satrapi, conta os quinze anos sucessivos aos acontecimentos de 1979 no Irã, a partir de sua perspectiva pessoal. Pertence
Lua Nova. Publicado em: 2013
-
3. New arenas for small media: towards an ethnological exploration of family cinema
O advento da tecnologia de vídeo barata, fácil de usar, criou uma ampla revolução nas estratégias representacionais. Atualmente, os vídeos são feitos por unidades de produção não profissionais que são, por vezes, compostas por famílias, igrejas, grupos musicais, associações comunitárias ou indivíduos. Dessa forma, os vídeos produzidos e dist
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
-
4. O espelho mágico do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte / The magic mirror of Iranian cinema : an analysis of the performances of the "no" actors in the films of art
Esta dissertação analisa as performances dos "não" atores no cinema de arte iraniano, a partir das obras Close-up (Nema-ye Nazdik, 1990, Abbas Kiarostami), Salve o cinema (Salam cinema, 1995, Mohsen Makhmalbaf), Tartarugas podem voar (Lakposhtha parvaz mikonand, 2004, Bahman Ghobadi) e O espelho (Ayneh, 1997, Jafar Panahi). Com base na antropologia da per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
-
5. THE WAYS OF THE AUTHOR?: THE PLOT OF AUTHORSHIP BETWEEN CINEMA AND CONTEMPORARY BRAZILIAN LITERATURE / POR ONDE ANDA O AUTOR?: A TRAMA DA AUTORIA ENTRE O CINEMA E ALITERATURA BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
A dissertação pretende percorrer os caminhos de escritores e cineastas contemporâneos por um cenário de crescente diluição de fronteiras entre os meios artísticos e midiáticos. O atual contexto de intensa permeabilidade e mobilidade entre as linguagens audiovisual e escrita, e a continua penetração de mecanismos do mercado na interação entre os d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
-
6. O desaparecimento da aura em Walter Benjamin
Esta dissertação trata do processo do desaparecimento da aura das obras de arte apontado por Walter Benjamin. Para uma melhor explicitação deste processo, devemos partir primeiramente da própria definição do conceito de aura, considerando todas as suas imprecisões e ambigüidades, e, por conseguinte, analisar as condições que favorecem a sua dissol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2010
-
7. O cinema de Abbas Kiarostami: Entre a transparência e a auto-inquirição
This study is an approach to the work of the Iranian filmmaker Abbas Kiarostami. This approach is made through the analysis of some of his productions, especially in the period between Wheres my friends house? and The wind will carry us. Other films will eventually be requested in order to complement analysis. The study is separated in two parts. The first h
Publicado em: 2007
-
8. Close-up - A invenção do real em Abbas Kiarostami / Close-up - The reals invention on Abbas Kiarostami
The purpose of this dissertation is to present the analysis of the film Close-up, directed by the Iranian filmmaker Abbas Kiarostami. At first, data from the historic, religious and cultural Iranian universe are explained, relating them to the studys theme. After that, an analysis of the movies narrative is considered in the perspective of documental cinema,
Publicado em: 2007
-
9. Cinema fundamentalista : o cinema iraniano apos a Revolução Islamica
Esta dissertação procura elaborar um breve panorama do cinema iraniano após a Revolução Islâmica, ocorrida em 1979. O texto analisa os fatores socioculturais e históricos da Revolução que condicionaram o nascimento de um novo modo de fazer cinema no Irã, bem como detalha as condições específicas de produção e organização dessa cinematografia
Publicado em: 2001