Cinema Filosofia
Mostrando 13-24 de 93 artigos, teses e dissertações.
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13. O a(u)tor e suas "interversões" em Retrato desnatural, de Evando Nascimento
Busca-se empreender uma leitura do livro Retrato desnatural (diários - 2004 a 2007), de Evando Nascimento, publicado em 2008, observando-se no modus operandi dessa escrita que se alberga sob a rubrica ficção a maneira como o autor, em consonância com a noção de "texto escrevível", de Roland Barthes, entretém um diálogo com diversas linguagens artís
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2012-12
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14. Prolegômenos a uma arqueologia da música: saber e Modernidade musical / Prolegomena to an archeology of music: knowledge and musical Modernity
O objetivo desta dissertação é desenvolver uma sugestão de Foucault presente no final de A arqueologia do saber, segundo a qual seria possível realizar descrições arqueológicas de saberes que não os científicos, tais como as artes, a literatura e, no caso da presente pesquisa, a música. Para isso, recorrendo não só à Arqueologia do saber e text
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2011
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15. The contradiction/conflict between cultural formation and cultural industry in Theodor W Adorno / A contradiÃÃo/conflito entre formaÃÃo cultural e indÃstria cultural em Theodor W Adorno
The paper seeks to analyze the contradiction/conflict that emerges between the cultural formation and the cultural industry, considering as a start TW Adorno thoughts, and it points to education as the one which can contribute to the autonomy of the individual conscience who lives inside the capitalist society, land where flourishes the conflict between the
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
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16. Cinema utópico: a construção de um novo homem e um novo mundo
O cinema, desde seus primórdios, prefigurou o espaço cibernético como um novo espaço imaterial construído coletivamente. A concepção desse outro lugar não físico para o qual o homem poderia migrar estabelece para o cinema e para o ciberespaço uma relação direta com as utopias. Na acepção do romance filosófico de Thomas More, a Utopia define-se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/06/2011
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17. O dispositivo e seu processo: anÃlise dos filmes 33, filmefobia e seus diÃrios de campo / The device and its process: analysis of 33 films, filmefobia and his field diaries
This research analyzes the movies 33(2003) and Filmefobia (2009), directed by Brazilian filmmaker Kiko Goifman. The movies were studied from their cinematographic perspective and narratives, seeking to indentify how act the appartus developed by the director and its relationship with the creative process. From an explanation about the concept of apparatus in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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18. Cinema and society : about the military dictatorship in Brazil / Cinema e sociedade : sobre a ditadura militar no Brasil
De 1979 aos dias atuais, a ditadura militar fez-se presente em um número significativo de obras fílmicas. Analisar essa produção cinematográfica é examinar como está sendo ressignificado o passado, quais questões estão sendo obliteradas, que ambiguidades e tensões perpassam a interpretação do processo sócio-histórico. Esta pesquisa propõe-se a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
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19. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CINEMA DE HORROR: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar representações sociais sobre o cinema de horror em um grupo de consumidores do gênero. A pesquisa é motivada por duas questões colocadas pelo autor Nöel Carroll (1999) na obra A Filosofia do Horror ou Paradoxos do Coração: como as pessoas podem se atrair por narrativas cuja lógica é provocar horror e medo? E
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/02/2011
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20. Entre linhas e traços : os Estados Unidos pós guerra de F. Scott Fitzgerald e Edward Hopper
O presente trabalho analisa a primeira parte do romance “Suave é a noite” do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald, em sua versão de 1934, e os quadros “Compartment C, Car 193”, de 1938, “New York Movie”, de 1939 e “Nighthawks”, de 1942, do pintor norte-americano Edward Hopper. O objetivo principal é analisar de que maneiras, atrav�
Publicado em: 2011
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21. O desaparecimento da aura em Walter Benjamin
Esta dissertação trata do processo do desaparecimento da aura das obras de arte apontado por Walter Benjamin. Para uma melhor explicitação deste processo, devemos partir primeiramente da própria definição do conceito de aura, considerando todas as suas imprecisões e ambigüidades, e, por conseguinte, analisar as condições que favorecem a sua dissol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2010
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22. Interpretações de linguagens artísticas em Gerd Bornheim / Artistical languages interpretation in Gerd Bornheim
Este estudo propõe uma leitura histórico-cultural das interpretações de Gerd Bornheim (1929-2002), destacando a temática da linguagem, sobretudo das linguagens artísticas. A partir dessas expressões, as colocações críticas de Bornheim a respeito da estética e filosofia da arte apresentam um panorama dos questionamentos. Nesse sentido, são notáve
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2010
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23. Bogart duplo de Bogart : pistas da persona cinematográfica de Humphrey Bogart, 1941-46 / Bogart double de Bogart : clues of the screen persona of Humphrey Bogart, 1941-46
As páginas seguintes consistem em uma etnografia histórica do olhar hollywoodiano. Em particular, descreve a sedimentação da persona cinematográfica de Humphrey Bogart (1899-1957) na primeira metade da década de 1940. O foco analítico é duplo: por um lado, está atento às relações de gênero inscritas em suas performances; por outro, procura relac
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2010
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24. História e cinema : sertão e redenção em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
O estudo que se materializa nesta dissertação de mestrado coloca-se num campo de pesquisa historiográfica que articula a relação entre Cinema e História. Inspirado em alguns aspectos da filosofia de História de Walter Benjamin, procuro analisar, no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), escrito e dirigido por Glauber Rocha, rememorações de pas
Publicado em: 2010