Cinema Brasileiro Teses
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. A paisagem narrativa do nordeste e dos nordestinos nos filmes de Vladimir Carvalho / The narrative landscape of Northeast and northeasterns in the movies of Vladimir Carvalho
A paisagem narrativa é um conceito abstrato de movimento que se concretiza na observação da paisagem física, histórica e geográfica, assim como na paisagem fílmica. Aqui, a paisagem geográfica é analisada sob o ponto de vista de uma geografia retrospectiva, numa leitura de narrativização, a partir das imagens de filmes documentários. Essa leitura
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
-
2. Helena Solberg: trajetória de uma documentarista brasileira
Esta tese percorre a filmografia documental da cineasta brasileira Helena Solberg, que compreende doze documentários realizados no Brasil e nos Estados Unidos nos últimos 47 anos. Identificamos as diferentes fases da cineasta: Cinema Novo; Trilogia da Mulher; fase política; e o encanto pela expressão da palavra em sua fase atual. O objetivo foi demonstra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/10/2011
-
3. Cinejornal Brasileiro: a documentação do esporte no Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl
Esta dissertação tem como objeto de estudo os filmes do Cinejornal Brasileiro produzidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo. Compreendendo que o esporte sempre foi utilizado por diversos governos como elemento aglutinador, este estudo se concentra nos cinejornais com a temática esportiva e também sobre o melhoramento d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
-
4. Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles, de a grande arte até abril despedaçado
Walter Salles is one of the Brazilian directors whose cinematographic production is to regulate and well accepted by the public and the critics. National and internationally recognized, Salles had directed documentaries, among short and long-films, but over than a decade he dedicated himself to the fiction cinema - until the present year of 2007 he released
Publicado em: 2007
-
5. Adhemar Gonzaga e a Cinédia: imagens de um país que dança
Foi no final dos anos 1920 e início dos anos 1930 que Adhemar Gonzaga inaugurou um outro papel para si mesmo dentro da história do cinema brasileiro. Dessa data em diante, ele não mais apenas escreveu e liderou campanhas a favor do cinema na imprensa, fundamentalmente em Cinearte, a revista de cinema por ele concebida e criada em 1926: ele fez cinema. Com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/06/2006
-
6. Devir deserto no São Jerônimo de Júlio Bressane
Visamos mapear um conjunto de relações culturais e literárias que Júlio Bressane extrai ao sobrepor deserto (medieval) e sertão nordestino, no filme São Jerônimo. A imagem atua para recriar o signo dessa grande figura de intelectual e tradutor, realizando uma combinatória entre elementos de sistemas de signos e textos culturais diferentes. O cineasta
Publicado em: 2005
-
7. O AUTO DA COMPADECIDA: DA CULTURA POPULAR À CULTURA DE MASSA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA FOLKMÍDIA
O presente trabalho consiste em uma análise sistemática da obra de Ariano Suassuna Auto da Compadecida, escrita em 1955, e suas transcodificações para TV e cinema. Nesta pesquisa procuramos apresentar a apropriação da cultura popular pela cultura de massas num processo folkmidiático, onde Guel Arraes realizou a adaptação mais elogiada pela crítica,
Publicado em: 2003