Cineastas Critica E Interpretacao
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1. É que Glauber acha feio o que não é espelho: a invenção do Cinema Brasileiro Moderno e a configuração do debate sobre o ser cinema nacional.
O principal objetivo deste trabalho consistiu em estabelecer uma ampla interlocução entre os vários sujeitos envolvidos com as produções de sentido sobre o Cinema Brasileiro e que tomam a noção de moderno como ponto de discussão. A análise de textos e livros produzidos por cineastas e críticos de cinema permitiu enxergar os pontos de articulação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
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2. Arthur Omar e o efeito cinema na arte contemporânea
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre cinema e arte contemporânea abordando determinados momentos da produção artística e teórica de Arthur Omar. O início de sua trajetória artística é marcado pelo movimento de ruptura com o cinema documentário tradicional, período em que o artista vai introduzir a noção de antidocument
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2011
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3. A construção biográfica no documentário cinematográfico: uma análise de Nelson Freire, Vinicius e Cartola Música para os olhos
A última década do século XX registra a revalorização da memória individual e coletiva, fenômeno identificado, particularmente, pelo resgate de temas e personagens de importância histórica, política e artística, por meio da literatura, do cinema e da música. Nesse cenário, destaca-se a intensa produção de documentários biográficos, no Brasil
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2010
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4. A imagem pelas palavras: o processo narrativo de Luiz Vilela e seu desdobramento hipertextual no cinema e na televisão
A literatura e o cinema foram sempre objetos de comparação. As teorias sobre adaptação, durante muito tempo, basearam-se num estudo unidirecional, privilegiando o literário em detrimento do cinematográfico. O critério para análise da qualidade da obra audiovisual era sua fidelidade à literatura na qual se inspirava. Na sociedade atual, essa questão
Publicado em: 2010
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5. O cinema de Ruy Guerra : um imaginário autoral na pós-modernidade
O sociólogo Michel Maffesoli caracteriza o pós-moderno como uma sensibilidade alternativa aos valores sustentados pela lógica de cunho racionalista. Isso significa dizer que, hoje. Já é possível, com mais clareza, observar aspectos como as emoções, os sentimentos e as intuições de um artista - no caso, o dionisíaco (referente a Dionísio, o deus d
Publicado em: 2009
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6. Marcelo : o imaginário burguês de Walter Hugo Khouri : comunicação e psicanálise no cinema
O presente trabalho estuda o personagem Marcelo, a qual aparece na obra seqüência do cineasta Walter Hugo Khouri. Através da teoria de indefinição do ser de Cornelius Castoriadis, analisa-se Marcelo como um ser autônomo que evidência as incoerências da cultura de massa e do movimento de esquerda brasileiro retratados pelo filme As Amorosas. Insatisfe
Publicado em: 2007
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7. O registro inicial do documentário mineiro: Igino Bonfioli e Aristides Junqueira
Neste trabalho o universo é o documentário no cinema mudo, o tema é o ineditismo do documentário de Igino Bonfioli e Aristides Junqueira, contemporâneos na atuação cinematográfica. Ao buscar informação sobre eles, abordouse um aspecto específico do documentário, estudo da linguagem histórica no cinema foi feito um inventário inicial das informa
Publicado em: 2005
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8. Para ver a Odisséia: entre a literatura, as artes plásticas e o cinema
O objetivo central desta tese é estudar aspectos da recepção da Odisséia de Homero no campo das artes visuais, a saber, das artes plásticas e do cinema. Para tal, analisamos a visualidade presente no poema e o modo como o poeta estimula a imaginação plástica através de imagens visíveis e invisíveis. Na esfera das artes plásticas, investigamos a i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/12/2004
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9. Manguebeat e árido-movie: o som em Baile perfumado
Este trabalho tem como objetivo analisar a trilha sonora do filme Baile perfumado, lançado em 1997, dirigido por Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Para tanto, foram realizadas entrevistas com músicos, cineastas, diretores de arte, fotografia, roteiristas, produtores, montadora e atores, entre outros, a fim de conhecer os trabalhos de criação e organizaçã
Publicado em: 2003