Cindy Sherman
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Inatualidade e anacronismo na fotografia contemporânea
Resumo O artigo discute as condições de individuação da chamada fotografia contemporânea a partir do exame da noção de anacronismo em diferentes autores e de obras de artistas como Jeff Wall e Cindy Sherman. A construção da discursividade visual na arte como questão de comunicação é formulada através da ideia de que haveria uma inatualidade em
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
2. Arte como conceito e como imagem: a redefinição da "arte pela arte"
A arte contemporânea tem incorporado mudanças relevantes nas suas propriedades internas. Entre algumas dessas propriedades, este artigo irá abordar as asserções da arte como conceito e da arte como imagem. Nesse sentido, a análise de conteúdo de algumas das principais teses da arte conceitual e a análise do trabalho de Cindy Sherman fornecerão o ter
Tempo soc.. Publicado em: 2013-11
-
3. Regimes de luz: a fotografia na produção de descontinuidades
A fotografia enquanto corpo, movimento, alteração, subtração, repetição. Quais vértices tensionam essa trama formada entre imagem, espectador, espaço e tempo? A partir de uma análise fenomenológica do processo de artistas que utilizam a fotografia como meio e suporte para suas obras, paralelamente ao meu processo de trabalho, busquei tecer uma lóg
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/11/2011
-
4. O design de aparência de atores e a comunicação em cena
Esta pesquisa pretende analisar a linguagem utilizada para construir a aparência de atores e personagens no âmbito de espetáculos, a qual denominamos caracterização visual de atores, bem como dimensionar sua importância na edificação dos significados de uma dada obra artística. A expressão caracterização visual refere-se, mais especificamente, ao
Publicado em: 2008
-
5. Auto-retratos de Cindy Sherman e teatratlidade:um estudo para a composição do movimento e montagem da performance "A1" (UMA)
Propõem a construção da performance 1A (UMA), partindo do estudo teórico da teatralidade nos auto-retratos da artista plástica americana Cibdy Sherman. A hipótese levantada é de que a teatralidade na obra de Sherman se evidencia pelo conjunto de suas fotografias, que revelam o jogo de transformação da auto-imagem da artista. O texto se divide em dua
Publicado em: 2007
-
6. CONTEMPORARY IMAGES (OF THE SUBLIME): A STUDY OF THE AESTHETIC EXPERIENCE / IMAGENS CONTEMPORÂNEAS (DO SUBLIME): UM ESTUDO EM TORNO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
Imagens contemporâneas (do sublime) procura refletir sobre o que é a imagem hoje. Esse estudo tem por objetivo desenvolver as noções de imagem e sublime no regime representativo da visualidade contemporânea. A imagem é entendida não mais como ponto de chegada visual de um enquadramento ótico que manifesta por projeção - na ordem da representação
Publicado em: 2005
-
7. Cindy Sherman ou de alguns estereótipos cinematográficos e televisivos
Em Stills cinematográficos sem título e Projeções num telão, Cindy Sherman encena de maneira crítica os estereótipos que regem a imagem da mulher como produto do olhar masculino.
Revista Estudos Feministas. Publicado em: 2003-06
-
8. As construções estéticas de Cindy Sherman em Untitled Film Stills
Untitled Film Stills - Black and White (1975-1980) é a primeira série de auto-retratos fotográficos criados pela artista performática norte-americana Cindy Sherman. Composta de 69 fotografias, medindo 20 cm x 25 cm, todas têm o formato de um still cinematográfico, imagens que fazem parte, juntamente com os cartazes, da divulgação de um filme. As obra
Publicado em: 1997