Catopes
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. O Corpo-Encruzilhada como Experiência Performativa no Ritual Congadeiro
Resumo: O artigo tem como objetivo discutir o ritual congadeiro como experiência performativa a partir das noções de corpo-encruzilhada. Parte-se do estudo do universo congadeiro e sua complexidade simbólica, percebendo-a como cultura de encruzilhadas. O ritual congadeiro é o ponto nodal dessa manifestação, sendo caracterizado pela relação entre o c
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-08
-
2. Os Catopês de São Benedito em Montes Claros: rastros de uma ancestralidade mineira negra e festiva.
The imagery shows a lot about a time, a place and a people. The festivals of the city of Montes Claros in the north of Minas Gerais are deeply related to the Catholic religious services. Many of these cults were added to the African traditions in a region of high concentration of blacks who lived in Quilombos, farms and cities. The imagery of the Congo of th
Publicado em: 2011
-
3. Léxico, cultura, tradição e modernidade: um retrato sociolingüístico do Congado MontesClarense
Este trabalho teve como objetivo a identificação, análise e descrição de aspectos do léxico utilizado pelos componentes dos grupos folclóricos em Montes Claros por meio da construção de um campo léxico-semântico do congado montesclarense para verificar em que medida ele expressa a realidade social, histórica e cultural dos grupos de Catopés, Mar
Publicado em: 2009
-
4. Musical performance in the ternos of catopês of Montes Claros. / Performance musical nos ternos de catopês de Montes Claros.
Os grupos de Congado constituem na atualidade uma das importantes manifestações culturais do Brasil. Essa expressão é caracterizada por elementos musicais, cênicos e plásticos resultantes da inter-relação de aspectos da cultura africana, luso-espanhola e indígena, que se mesclaram na configuração de uma manifestação genuinamente brasileira. Dos
Publicado em: 2005
-
5. Música e religiosidade na caracterização identitária do Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário do Mestre João Farias em Montes Claros MG.
The musical identity can be understood as the synthesis of the essential musical elements that constitute the music of a group, and that turns it musically recognizable beyond other groups. In this study of the Afro-Brazilian culture, we intend to discuss the main aspects that form the musical identity of the Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário do
Publicado em: 2004