Catequese Jesuitica
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. “Erasmo Brasílico”: A apropriação do humanismo erasmiano pela catequese jesuítica na América portuguesa (1549-1563)
RESUMO Este artigo pretende investigar a presença, nas cartas jesuíticas produzidas na América portuguesa entre 1549 e 1563, de uma das ênfases centrais do humanismo erasmiano: a preocupação catequética. A importância atribuída por esse humanismo à instrução na fé cristã teria criado condições propícias à apropriação, pelos jesuítas, des
História. Publicado em: 15/01/2018
-
2. Atuação missionária jesuítica na América portuguesa: a peculiar via renascentista, sacramental e tridentina à salvação no(s) Novo(s) Mundo(s)
A Companhia de Jesus foi o emblema mais representativo da transformação e realização da nova prática da catequese na sua atuação missionária,durante a primeira Idade Moderna. A transformação vinha ocorrendo a partir da contraposição entre Reforma e Contrarreforma, no estabelecimento de analogias e diferenças da missão entre Europa, América e �
Tempo. Publicado em: 2012
-
3. Conquistas da fé na gentilidade brasílica: a catequese jesuítica na aldeia do Geru (1683-1758)
Na alva do século XVII a ação jesuítica intensificou-se no sertão da colônia lusitana do Novo Mundo. As aldeias indígenas foram transformadas num campo de disputas, nas quais a cultura e saberes locais foram dividindo o palco com a tradição cristã européia. O processo de conversão foi pautado na conquista, por almas, terras e poder. A ação cate
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/06/2011
-
4. A catequese colonial jesuítica na região do Itatim no século XVII / La Catequesis Colonial Jesuítica en la región del Itatín en el siglo XVII
Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, linha de pesquisa História, Filosofia e Sociologia da Educação, consistiu num estudo das relações, contexto e influências pedagógicas construídas a partir do contato dos missionários-professores jesuítas com os índios do Itatim, durant
Publicado em: 2009
-
5. A educação jesuitica no Brasil colonial e a pedagogia de Anchieta : catequese e dominação / The jesuit education in Brazil colonial and the pedagogy of Anchieta : catechesis and domination
O presente estudo analisa a ação catequética jesuítica na colônia portuguesa do século XVI por meio de algumas obras do Padre José de Anchieta, e salienta o fato de que a educação no Brasil teve inicio com a catequese. Neste período a catequese, a educação e a colonização aconteciam juntas no sentido de atender aos interesses metropolitanos. A
Publicado em: 2008
-
6. Do Sensível ao Inteligível: O Auto de São Lourenço
O teatro se constituiu como um dos mais importantes recursos pedagógicos utilizados pelos missionários jesuítas, no contexto da Reforma Católica, no século XVI. A representação cênica dos populares Autos de conotação religiosa objetivava a promoção da Fé católica entre os povos indígenas da América portuguesa e a adaptação desses povos à s
Publicado em: 2007
-
7. Os curumins da terra brasílica : a educação da criança no século XVI e a pedagogia jesuítica.
A presente dissertação tem o objetivo de analisar as ações dos padres da Companhia de Jesus com as crianças indígenas chamadas por eles de curumins, no Brasil colonial do século XVI. Privilegiando o estudo das fontes primárias, foram analisados os relatos dos padres presentes nas cartas, documentos que indicam os pressupostos filosóficos e pedagógi
Publicado em: 2007
-
8. Translation and syncretism in the text by José de Anchieta / Tradução e sincretismo nas obras de José de Anchieta
As traduções de textos religiosos e as obras de José de Anchieta (1534-1597) em tupi, destinadas à catequese, apresentavam um alto grau de inculturação e tendiam a mesclar termos católicos e indígenas. Basicamente, seus propósitos eram o de introduzir e difundir os preceitos do Cristianismo na cultura dos nativos do Brasil colonial. O objetivo deste
Publicado em: 2007
-
9. Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI
Este artigo focaliza o Brasil "indianizado" do século XVI no qual predominava a pluralidade lingüística, destacando-se o tupi e o português. O primeiro era a língua "geral" (nheengatu), falada por todos e de aprendizado obrigatório para os jesuítas; o segundo estava restrito às casas de bê-á-bá mantidas pela Companhia de Jesus. Neste contexto surg
Educação & Sociedade. Publicado em: 2004-04