Castrati
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
-
1. Gênero e música barroca
Na Europa dos séculos XVII e XVIII, a cultura musical e aquilo que os antropólogos denominam de "sistema de sexo/gênero" eram áreas importantes para seres humanos comuns (e não filósofos) confrontarem e se engajarem com as ansiedades epistemológicas e sociais que caracterizavam a era. Este ensaio deverá explorar a miríade de relações entre gênero
Per musi. Publicado em: 2009
-
2. A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro / The singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial period
Nesta pesquisa nos propomos a estudar os aspectos da prática musical dramática brasileira, principalmente no Rio de Janeiro entre o final do século XVIII e início do XIX, segundo a trajetória artística da cantora e atriz Joaquina Lapinha, que atuou tanto nos palcos cariocas quanto lusitanos. Por meio do estudo dessa intérprete brasileira, buscamos tra
Publicado em: 2009
-
3. The "Modinhas of Good Taste Collection" by João Francisco Leal : an interpretative study through its historical-aesthetic-musical context / A "Collecção de Modinhas de Bom Gosto" de João Francisco Leal : um estudo interpretativo por meio de sua contextualização historico-estetico-musical
Esta pesquisa teve por finalidade tornar acessível ao público a Collecção de modinhas de bom gosto (1830) de João F. Leal, por meio de um estudo histórico-estético-musical da obra; uma nova editoração das partituras originais com sugestões de como distribuir na melodia o texto das estrofes não musicadas; uma apresentação pública da coleçã
Publicado em: 2008
-
4. Cantoria Joanina : Vocal practice in Rio de Janeiro and the influence of the court of King João VI, castrati and others virtuosi / Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
Na presente tese, descreve-se a prática vocal carioca do início dos oitocentos, ressaltando como ela teria sido influenciada pela presença da corte portuguesa. Para tanto, consultamos um grande número de fontes primárias, tanto musicais quanto históricas. As fontes musicais mais importantes foram o próprio repertório composto no Rio daqueles dias e u
Publicado em: 2007