Carnavalizacao
Mostrando 13-24 de 67 artigos, teses e dissertações.
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13. A carnavalização na teledramaturgia de Dias Gomes: a presença do realismo grotesco na modernização da telenovela
Este artigo mostra como O Bem Amado (1973) e Saramandaia (1976), ambas de Dias Gomes, se inscreveram dentro dos princípios estéticos do realismo grotesco e da carnavalização. A partir da teoria do romance bakhtiniana, são analisadas cenas daquelas telenovelas em que tais princípios se encontram na plenitude dos sentidos propostos. Essas produções for
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2014-06
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14. O ENLAÇAMENTO ENUNCIATIVO DE UM RITUAL CARNAVALIZADO: CENOGRAFIA E ETHOS DISCURSIVO EM SAMBA-ENREDO DE ESCOLA CARNAVALESCA DO MEIO-OESTE CATARINENSE
O objetivo deste trabalho é analisar a cenografia e o ethos discursivo da linguagem carnavalizada inscrita no gênero samba-enredo intitulado "Uma História. Um Memorial. A Unidos Canta a Paz Universal", mediante as concepções de Bakhtin, sobre carnavalização, e de Maingueneau, em relação à cenografia e ao ethos discursivo. Um estudo dessa natureza s
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2014-05
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15. A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água: carnavalização e processos estilísticos
Parte do livro:Nova leitura crítica de Jorge Amado
Autor(es): Gonçalves Nrto, Nefatalin
EDUEPB. Publicado em: 2014
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16. Suicidas e foliões: chanchada, carnavalização e realismo no filme Tudo azul, de Moacyr Fenelon (1951)
O filme Tudo azul (1951), dirigido por Moacyr Fenelon, foi um dos momentos do projeto de um cinema nacional-popular, apoiado por realizadores de esquerda, na tentativa de articular crítica social e diversão. Ao narrar a angústia do "pequeno funcionário" Ananias, compositor inédito e pai de vários filhos que trabalha em uma companhia de seguros mas sonh
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-06
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17. O romance: uma forma ético-política na perspectiva baktiniana
Este artigo discute alguns conceitos presentes na obra de Mikhail Bakhtin, tais como dialogismo, carnavalização e polifonia, sobretudo, a partir do gênero romanesco, objeto de estudo exaustivo do pensador russo. A discussão dos conceitos visa melhor entendê-los a fim de construir uma perspectiva teórica, metodológica e política para análise discursi
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2013-06
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18. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
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19. Traços de carnavalização na instauração do humor em a farsa da boa preguiça, de Ariano Suassuna
Esta dissertação investiga as formas de instauração do humor na literatura carnavalizada, de acordo com Bakhtin, em A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais (2008a), no intuito de desvelar sob que formas o humor emerge na obra A Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna (2008), e em quais condições promove
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/12/2011
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20. Carnavalização no espaço discursivo da música: do renascimento ao romantismo
O presente trabalho investiga o fenômeno da carnavalização na música ocidental produzida entre os períodos musicais do Renascimento ao Romantismo. O texto musical é aqui tratado sob a ótica das teorias de Mikhail Bakhtin sobre o discurso, com base na hipótese de que a carnavalização é aplicável ao discurso musical, portanto sendo teoria merecedor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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21. Identidade nacional na pintura de Glauco Rodrigues (1971)
O objetivo deste trabalho é relacionar a série Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento da Terra Nova que fez Pedro Álvares Cabral a EL-Rei Nosso Senhor (1971) do artista plástico Glauco Rodrigues com a construção da identidade nacional brasileira. Para tanto, quatro objetivos específicos foram traçados: em primeiro lugar, o contexto polít
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2011
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22. Carnavalização bakhtiniana do grotesco em imagens do Hard Rock e Heavy Metal
The language of Rock has the nature of parody, allegory, carnival and imagery. A typology of image content is obtained through the concept of carnivalization as stated by Mikhail Bakhtin, and by means of it, this text analyses the use and significance of pictures containing grotesque, physical deformities, monsterized types in the visual language of Hard Roc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
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23. Dialogismo, polifonia e carnavalização em Dostoiévski
Dostoiévski é o criador, na literatura, de três novas formas artísticas: o dialogismo, a polifonia e a carnavalização. Dostoiévski é o artista. Bakhtin vê com clareza como esse escritor conseguiu conservar em sua criação as tendências históricas da antiga sátira menipeia e, ao mesmo tempo, renová-las. Bakhtin é o crítico. O presente artigo p
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2011-12
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24. Do ponto do meio ao auscultar do estalo: o percurso transformativo dos gêneros do discurso no processo de criação dramática de Luís Alberto de Abreu
Edificada sob a criação colaborativa, parte da obra de Luís Alberto de Abreu torna-se fruto de um movimento dialógico que se arquiteta via discursos de diferentes sujeitos, de horizontes sociais distintos, que participam da sua concepção e da relação com outros discursos, textos e elementos transtextuais que evidenciam as vozes e o emaranhado de fios
Publicado em: 2011