Capa De Disco
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
-
1. Além da música: repensando Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
A discussão crítica sobre o Sgt. Pepper's Lonely Hearts ClubBand tem sido consistentemente consolidada em relação à importância do álbum, especialmente em relação às inovações musicais e maneiras com que mudou a cultura do rock. Quando se menciona a capa do álbum, esta é analisada em termos de sua relação simbólica com o conteúdo das inova�
Per musi. Publicado em: 2014-12
-
2. Cannon de Hermeto Pascoal: aspectos musicais e religiosos em uma obra-prima para flauta
Estudo de caso sobre Cannon de Hermeto Pascoal, obra para flauta, humming na flauta e sons pré-gravados, planejada como uma sessão espírita musical e gravada pelo compositor no disco Slaves Mass (PASCOAL, 1977). A partir do desenho artístico de uma pauta espiralada na capa interna do mesmo LP (PASCOAL e PEREIRA, 1977) e de uma transcrição baseada na fa
Per Musi. Publicado em: 2010-12
-
3. A gente faz o que o coração dita: análise semiótica das capas dos discos de Dorival Caymmi / A gente faz o que o coração dita: análise semiótica das capas dos discos de Dorival Caymmi
O objetivo central deste estudo é verificar possíveis relações de paridade entre as capas e o conteúdo musical dos discos de Dorival Caymmi. Também foi estudada a autoria dessas capas, verificando a quem havia cabido a responsabilidade de transformar em imagem e design a música daqueles discos. Para tanto, foram desenvolvidas análises semióticas com
Publicado em: 2009
-
4. O frevo nos discos da Rozenblit: um olhar de designer sobre a representaÃÃo da indÃstria cultural
A fÃbrica de discos Rozenblit (1954â1983) foi uma indÃstria cultural, instalada em Recife-PE, sendo a Ãnica grande gravadora fora do eixo centro-sul do paÃs. Ela se dedicou à gravaÃÃo de ritmos regionais, em especial o frevo, um gÃnero musical relacionado ao carnaval e à tradicional cultura popular pernambucana. A capa de disco à produto do design
Publicado em: 2007
-
5. Da Lapa para a capa: estudo intersemiótico das capas de discos de samba vinculadas à imagem do malandro
Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da imagem do malandro do samba nas capas de disco, por meio de uma contextualização teórico-histórica, da recuperação de exemplos de capas de disco vinculadas à figura do malandro, e do estudo das relações visuais e semióticas entre os exemplares. Na primeira metade do século XX, o sambista malandro é o ú
Publicado em: 2007
-
6. Araçá azul: uma análise semiótica / Araçá azul: a semiotic analysis
Lançado no Brasil em 1973, o LP Araçá Azul é considerado a mais radical experiência tropicalista já realizada. Ela é obra do cantor e compositor baiano Caetano Veloso, um dos maiores e mais fecundos pensadores da cultura brasileira, que na época do lançamento deste LP já gozava de enorme prestígio junto ao público local, principalmente devido ao
Publicado em: 2003