Da Lapa para a capa: estudo intersemiótico das capas de discos de samba vinculadas à imagem do malandro
AUTOR(ES)
André Novaes de Rezende
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da imagem do malandro do samba nas capas de disco, por meio de uma contextualização teórico-histórica, da recuperação de exemplos de capas de disco vinculadas à figura do malandro, e do estudo das relações visuais e semióticas entre os exemplares. Na primeira metade do século XX, o sambista malandro é o único que continua a promover a importância da liberdade de criação popular e da identidade cultural dos grupos negro-proletários. A variedade das formas de manifestação da imagem do malandro, juntamente com o contexto sócio-cultural em que sua imagem se concebeu, fazem das capas de disco não só um importantíssimo documento visual da indústria gráfica brasileira, mas são também documentos que conservam a imagem de uma figura social típica de nossa cultura.
ASSUNTO(S)
artes samba semiotics malandro artes visuais semiótica malandro record cover popular culture capas de disco cultura popular samba visual arts