Canto Em Opera
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. Drummond e Stella: experiências poéticas
RESUMO O objetivo deste estudo é examinar, no poema Da bomba que compõe Reamanhecer, segunda parte do livro Amanhecência (1974), de Stella Leonardos, as relações entre leitura/escritura no exercício metapoético de apropriação do poema A bomba, de Carlos Drummond de Andrade. Tal reescritura metapoética opera por meio do pensamento analógico, em que
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 15/04/2019
-
2. Expressividade na opinião de cantores líricos
Investigação sobre a opinião de cantores líricos em relação à expressividade na performance operística. MÉTODO: 50 cantores líricos (24 mulheres e 26 homens) citaram cinco palavras relacionadas à expressividade do cantor de ópera. RESULTADOS: a partir da frequência das repetições de palavras nas respostas dos cantores foram elaborados seis eix
Per musi. Publicado em: 2013-06
-
3. Body posture, voice and self-image in opera singers / Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
O canto lírico é uma atividade que requer refinamento da coordenação motora, para obter controle da postura durante a emissão vocal, e consciência corporal para garantir harmonização dos gestos com a autoimagem. Muitas vezes, a dificuldade em promover ajustes na postura pode comprometer a qualidade e o controle da voz. Isto ocorre devido à estreita
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/12/2012
-
4. Conflito socioambiental e (re)organização territorial : mineradora Alcoa e comunidades ribeirinhas do projeto agroextrativista juruti velho, município de Juruti-Pará-Amazônia-Brasil
A implantação de grandes projetos nas amazônias apresenta dinâmicas territoriais marcadas por conflitos socioambientais e prejuízos às comunidades locais. No município de Juruti-Pará, a exploração de bauxita, pela mineradora ALCOA, não foge à regra histórica da territorialização dos grandes empreendimentos em detrimento dos territórios abrigo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
5. A inspiração no canto erudito : um estudo sobre sequências de ações geradas pelo controle mental permanente resultando em eficiência inspiratória / The breathing in opera singing : a study on sequences of actions induced by the conscious control of the respiratory system
A vocal technique is a powerful tool when constructing a very complex instrument such as the voice. Studying vocal techniques is a path that must be accomplished without being avoided by whoever wants to study singing. The work presented on this thesis contains a research carried out aiming to make the act of air breathing in easier in the erudite singing. A
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2011
-
6. Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar
Este trabalho é uma pesquisa sobre a formação de profissionais atuantes em Porto Alegre que cantem e atuem em espetáculos que envolvam o teatro e a música cantada em cena, sejam eles denominados como teatro, teatro musical, ópera ou qualquer outro gênero de espetáculo que envolva essas duas formas de expressão artística. Foi feita uma pesquisa qual
Publicado em: 2011
-
7. Voz do cantor lírico e coordenação motora: uma intervenção baseada em Piret e Béziers
OBJETIVO: Investigar os efeitos da aplicação de um Programa de Desenvolvimento da Coordenação Motora, baseado em Piret e Béziers, na voz do cantor lírico. MÉTODOS: Cinco cantores líricos profissionais executaram uma ária de ópera, de livre escolha, que foi filmada. Em seguida responderam a uma questão sobre a propriocepção ao cantar. Durante um
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2009
-
8. The lyric singers voice: the effect of the application of a motor coordination development program based on Piret and Béziers / Voz do cantor lírico: efeitos da aplicação de um programa de desenvolvimento da coordenação motora baseado em Piret e Béziers
A coordenação motora é a capacidade de organização do movimento no tempo e no espaço. Essa organização decorre da integração entre o comando cerebral e as unidades motoras dos músculos e articulações. As respostas motoras acontecem em cadeias musculares, onde um estímulo aciona um músculo e este por sua vez aciona um segundo e assim sucessivam
Publicado em: 2008
-
9. Constructing the Opera Condor : the compositional process of Antonio Carlos Gomes / Construindo a Opera Condor : o pensamento composicional de Antonio Carlos Gomes
Condor, estreada em 1891 no Teatro alla Scala de Milão, foi a última ópera escrita por Antônio Carlos Gomes. O estudo dos documentos textuais indica que o processo composicional envolveu a elaboração de um rascunho para canto e piano, a orquestração, uma extensa revisão final e a inclusão de um balé um ano após a estréia. A análise do rascunho,
Publicado em: 2007
-
10. Cantoria Joanina : Vocal practice in Rio de Janeiro and the influence of the court of King João VI, castrati and others virtuosi / Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
Na presente tese, descreve-se a prática vocal carioca do início dos oitocentos, ressaltando como ela teria sido influenciada pela presença da corte portuguesa. Para tanto, consultamos um grande número de fontes primárias, tanto musicais quanto históricas. As fontes musicais mais importantes foram o próprio repertório composto no Rio daqueles dias e u
Publicado em: 2007
-
11. A Luminous Inventory or a Invented Luminary: a human trajectory of musical development / Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
O presente trabalho de pesquisa, elaborado como uma narrativa de formaÃÃo pessoal, contextualiza e discute as possibilidades de EducaÃÃo Musical forjadas a partir da dÃcada de oitenta (sÃculo XX), na cidade de Fortaleza no Estado do CearÃ: Brasil. O foco inicial do trabalho à o Projeto Ãpera Nordestina, implantado na Universidade Federal do CearÃ,
Publicado em: 2007
-
12. Approaches to the mechanisms of song memorization and singing provide evidence for a procedural memory
Há evidências crescentes de que, durante a aprendizagem do canto, as aves adquirem não somente ''o que cantar'' (o repertório comportamental), mas também ''como cantar'' (o programa do canto), incluindo regras de seqüência do canto. O Rouxinol-comum Luscinia megarhynchos adquire essas informações seriadas dividindo as longas cadeias de cantos ouvido
Anais da Academia Brasileira de Ciências. Publicado em: 2004-06