Cancoes De Protesto
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. COLOCANDO EM PERSPECTIVA AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE RESISTÊNCIA EM NOSSAS DEMOCRACIAS CONTEMPORÂNEAS: UMA INTRODUÇÃO
RESUMO Nos últimos anos, uma mudança crescente nas relações políticas, sociais e culturais mais progressistas em direção a uma visão conservadora retrógada está em andamento em boa parte do mundo. Uma postura política fascista (STANLEY, 2018) tem sido observada em diferentes partes do globo e diferentes políticos têm sido capazes de reunir segui
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2020-09
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2. MEDIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO FASCISMO CONTEMPORÂNEO NO YOUTUBE: EVOCANDO DISSIDÊNCIAS NO RAP BRASILEIRO
RESUMO Nos últimos anos, uma mudança crescente nas relações políticas, sociais e culturais mais progressistas em direção a uma visão conservadora retrógada está em andamento em boa parte do mundo. Uma postura política fascista (STANLEY, 2018) tem sido observada em diferentes partes do globo e diferentes políticos têm sido capazes de reunir segui
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2020-09
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3. A Canção do Senhor na terra dividida: a música engajada dos protestantes brasileiros sob repressão militar e religiosa
Resumo Este artigo examina uma seleção de cânticos protestantes socialmente engajados produzidos nos anos 1970, período em que a polarização cultural-ideológica entre "alienados" e "engajados" existente no circuito da música popular brasileira repercutiu na esfera da música cristã brasileira. O objetivo é averiguar os componentes de nacionalismo m
Per musi. Publicado em: 2016-08
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4. Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular
O presente artigo aborda algumas canções de protesto apresentadas nos Festivais da Música Popular realizados no período 1965-1969, buscando compreendê-las em sua inserção no momento social e político em que surgiram e se fizeram ouvir. Foram realizadas análises de vídeos e áudio das apresentações das canções escolhidas, segundo a visão da His
Per musi. Publicado em: 2014-06
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5. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)
O trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
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6. É o meu parecer: a censura política à música de protesto nos anos de chumbo do regime militar do Brasil (1969-1974)
Esta Dissertação de Mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa: História Regional, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, o qual tem como Área de Concentração: História e Cultura Histórica. Nossa pesquisa teve como objetivo analisar, sobretudo, o uso da censura política sobre a música de protesto durant
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/10/2010
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7. A canção engajada nos anos 80: o rock não errou / The song engaged in the 80s: the rock was not wrong
Essa pesquisa se filia à concepção de COSTA (2001) de que o discurso literomusical enquanto prática discursiva serve de referência para os sujeitos, como legitimador de verdades e disseminador de maneiras de como esses sujeitos interagem com a realidade, com os outros sujeitos e com eles próprios. Essa nossa associação ao pensamento de Costa(2001) re
Publicado em: 2009
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8. A porta da saida : a poetica das canções de Torquato Neto / The exit way : the poetry of the Torquato Neto s songs
Our study bends over Torquato Neto s songs, prior to his participation at the Tropicalism, which has a similar profile of the activist song, of protest, in the middle of the 1960s, and during his involvement with the movement, turning them into a beginning of questioning the established critical discourses about his poetry. We try to establish a dialogue bet
Publicado em: 2008
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9. Hoje preciso refletir um pouco: ser social e tempo histórico na obra de Chico Buarque de Hollanda 1971/1978
Este artigo analisa a relação entre o ser social e o tempo histórico em cinco canções compostas por Chico Buarque de Hollanda durante os anos 70, em plena vigência do regime militar no Brasil. Nossa perspectiva é a de que a obra deste compositor revela uma singular articulação entre aquelas duas categorias, expressando várias formas de consciência
História (São Paulo). Publicado em: 2003
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10. A polifonia do protesto negro: movimentos culturais e musicalidades negras urbanas - anos 70/80 - Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro
Este trabalho visa interpretar as práticas culturais urbanas nos anos 70/80, tomando as canções e discos como registro histórico e identificando na produção musical negra e engajada uma multiplicidade de noções de pertencimento à ancestralidade africana. Localiza nas canções as reelaborações do passado dos afro-descendentes, ressignificões de s
Publicado em: 2000