Cancao E Semiotica Musical
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. ESTUDO SEMIÓTICO DE PERCURSOS PASSIONAIS NO SAMBA-CANÇÃO
Resumo O universo da música popular brasileira é repleto de elementos passionais, mas o gênero que fez da paixão o seu estilo foi o samba-canção. Este artigo, com base nas propostas da semiótica, aborda as paixões no discurso desse gênero musical, procurando compreender como os efeitos de sentido passionais são elaborados em suas composições. Par
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2020-08
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2. Paisagens sonoras, trilhas musicais: retratos sonoros do Brasil
O presente texto parte dos pressupostos de que: 1) a música é componente de relevo da paisagem sonora (SCHAFER, 2001); da mesma maneira, a paisagem sonora interfere nos processos perceptivos e na formação do gosto estético; 2) a música veiculada pela mídia é construto da vida cotidiana, pois a própria música engendra modelos e formas de comportamen
Per musi. Publicado em: 2013-12
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3. O espetáculo semiótico do Cancioneiro da Paraíba: canto, gesto e verbalização
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal analisar como as parlendas e cantigas registradas no Cancioneiro da Paraíba (1993), organizado por Idelette Fonseca dos Santos e Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista, foram ressignificadas em processos de criação musical coletiva. A teoria-base que ancorou o nosso olhar foi a Semiótica Greima
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
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4. Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
A pesquisa aqui empreendida tem como principal instrumento a teoria erigida por Luiz Tatit, conhecida por Semiótica da Canção, cujo modelo para análise de canções tem sido freqüentemente adotado no contexto acadêmico. Nossa intenção foi a de investigar por quais recursos o pensamento musical atua na configuração e ampliação do sentido cancional
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2011
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5. O poema e a canção em as coisas, de Arnaldo Antunes: imagens da primeiridade
Esta dissertação pretende analisar um corpus contendo seis textos híbridos, os quais denominamos poema-canção/poema-cantado devido a dupla presença em dois sistemas semióticos diferentes. Um deles, a literatura ou, mais especificamente, a poesia, tem como suporte o livro As coisas, de Arnaldo Antunes, e o outro, a canção, está nos discos de carreir
Publicado em: 2010
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6. Hierarquia prosódica e hierarquia melódica na canção Gabriela
O presente artigo propõe uma investigação das relações de interface entre o componente linguístico - prosódico - e o componente musical na palavra cantada. Tomando como objeto a canção Gabriela, de Tom Jobim, investigamos as relações que se estabelecem entre a hierarquia prosódica (Nespor & Vogel, 1986) e a hierarquia melódica (Carmo Jr 2007). M
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Publicado em: 2010
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7. Traduções da lírica de Manuel Bandeira na canção de câmara de Helza Camêu
O principal objetivo deste trabalho é apontar meios que auxiliem o intérprete musical, cantor e instrumentista, a reconhecer e a compreender os significados que permeiam a canção de câmara, em especial a canção brasileira. O trabalho considera que tal compreensão possa conduzir ao êxito da performance e à valorização desse gênero musical. Para a
Publicado em: 2009
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8. Lado B lado A - uma crônica social: análise semiótica do CD do Rappa / Side A Side B - a social chronicle: semiotic analysis of Rappas CD
O Rappa, apesar de ser uma banda de pop rock, tem um importante destaque no cenário HIP HOP e o CD Lado B Lado A, de 1999, aborda um tema extremamente relevante para a sociedade acadêmica e para a sociedade como um todo: a violência urbana. No CD, sob o jugo das leis do tráfico de drogas, a população das favelas e dos morros cariocas que convive com le
Publicado em: 2009
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9. Imagens de brasilidade nas canções de Câmara de Lorenzo Fernandez :: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesia
Nesta tese, procuramos investigar as articulações entre poesia e música nas canções de câmara brasileiras, pensar sobre sua brasilidade e suas possibilidades interpretativas. O corpus escolhido consiste em sete canções representativas de Lorenzo Fernandez, considerado um compositor nacionalista. Neste trabalho, buscamos demonstrar que uma canção de
Publicado em: 2009
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10. Semiótica do discurso musical: uma discussão a partir das canções de Chico Buarque / Semiotics of musical discourse: a discussion on the songs of Chico Buarque
Ao longo das últimas três décadas observamos o progressivo interesse que a semiótica da canção popular desenvolvida por Luiz Tatit a partir da semiótica greimasiana vem despertando no meio acadêmico. Situada na fronteira dos domínios da lingüística e da música, e justamente por isso, a canção se apresenta como um objeto de difícil análise. Te
Publicado em: 2008
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11. Desafinando o coro dos contentes : o discurso polifonico em canções tropicalistas / The polyphonic discourse in tropicalistic songs
O trabalho que aqui se apresenta tem como fio condutor a verificação de como se dá a construção do sentido através de procedimentos polifônicos na canção popular. Polifonia entendida não por sua acepção musicológica, mas pela noção advinda dos estudos da linguagem: as muitas "vozes" que contribuem para a formação do sentido no processo enunc
Publicado em: 2006
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12. Música popular massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no heavy metal.
Through the compreension of the mediatic performances as a product of the entertainment industries, this dissertation exams the way in wich the work songs associated to the musical genre Heavy Metal and distribuated by the independet record company Maniac Records are strategicly constructed to produce meanings. These meanings are set through the manipulation
Publicado em: 2006