Caipira Music
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
-
1. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934) / The musical scene of São Paulo: musical theater and popular songs in the city of São Paulo (1914-1934)
Esta tese investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo entre 1914 e 1934, período que antecede e acompanha a consolidação do disco e do rádio no Brasil. Procura compreender a importância dos palcos paulistanos sob dois aspectos: de um lado, em sua relação com o processo mais amplo de formação da modern
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
-
2. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
3. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)
O trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
-
4. âSem ordi nÃo hà porgueÃo e nÃis sÃmo desordero!â: humor, parÃdia e vida urbana em Alvarenga e Ranchinho (1930/40) / âSem ordi nÃo hà porgueÃo e nÃis sÃmo desordero!â: humor, parody and urban life in Ranchinho and Alvarenga (1930/40)
The humorous representation of the Brazilian history could always be perceived in several artistic formats: images, movies, literary texts, theatrical pieces and also in the music. In the folk music, beyond the conception the act of telling âjokesâ, it was assumed, sporadically, a character scenic, performative and grotesquely. Thinking on this question, I
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2011
-
5. Modernization and its discontents: discourses on the transformation of caipira into sertanejo music
Este artigo visa abordar como três jornalistas que escreveram sobre as músicas caipira e sertaneja articulam os conceitos de “raiz” e de “autenticidade” na defesa de um gênero que se pretende “genuinamente” brasileiro. A partir da compreensão que cada um nos oferece, é possível perceber a atualização do mito das três raças, através das
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
-
6. Cantando a própria história / Not informed by the author
This work intends to perform a reading of caipira music, its components and its main representative: the brazilian ten-string guitar, here approached from the standpoint of its social and musical history. In this consideration we will question some concepts, which have already been developed by other writers, on country music and its relationship to the phon
Publicado em: 2011
-
7. UMA VISÃO SEMIÓTICA DOS VALORES DA CULTURA CAIPIRA MANIFESTADOS NAS LETRAS DE MÚSICAS DE RAIZ MOGI DAS CRUZES 2007
This work deals with a semiotic inquiry about values of the caipira culture, present in the lyrics of root music. We analyzed texts of the Brazilian country literature, with nostalgia, sentimentalism, values and ideology, which, like in every speech produced in verbal communication, holds the cultural ideology to which they are from. Current globalization pr
Publicado em: 2009
-
8. Frevo para piano de Egberto Gismonti: uma análise de procedimentos populares e eruditos na composição e performance
This work is a study about the recognition of classical and popular elements in Gismontis performance of his work Frevo for solo piano. It is a descriptive analysis, based on musical characteristics of the genre frevo and on composicional comparisons with classical composers. It has been used as primary sources: a) the recording of Frevo, performed by the au
Publicado em: 2009
-
9. O progresso pela viola: análise político ideológica da obra musical de Tonico e Tinoco durante a ditadura militar
Este trabalho faz uma análise política e ideológica da sociedade brasileira durante a ditadura militar, tendo como fonte a obra musical de Tonico e Tinoco. Ao ouvir as canções da Dupla Coração do Brasilpercebia que algumas tratavam do tema progresso de forma diferente de outras canções sertanejas, que o apresentava como elemento desestruturante da s
Publicado em: 2009
-
10. The Brazilian ten-string guitar of Tião Carreiro / A viola caipira de Tião Carreiro
This work is the result of a research on the musical work of the musician and composer Tião Carreiro (José Dias Nunes, 1934-1993). The main focus was to identify the constituent elements and the characteristics of the style of this artist as a viola (Brazilian ten-string guitar) instrumentalist, considering the viola a recognized instrument as the symbol o
Publicado em: 2008
-
11. Modas de Vila e Modos de Vida: A Representações do Rural na Moda de Viola.
This work aims to identify the representations of countryside in songs classified as moda de viola. This type of music began to run on broadcast radio and recorded on discs at the beginning of the decade of 1930 and has always been associated with the rural way of life, more specifically the inhabitants of rural areas limited to the area of caipira culture,
Publicado em: 2008
-
12. A viola con anima: uma construção simbólica / A viola con anima: uma construção simbólica
The historical researches on the Brazilian violas were limited by textual and iconographical references to the musical instrument and its musical production, particularly from the second half of the 17th century to the beginnings of the 18th, except from a small reference found in Cancioneiro de Músicas Populares by Cesar das Neves, published first in 1893.
Publicado em: 2008