Brecht
Mostrando 13-24 de 89 artigos, teses e dissertações.
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13. Benjamin leitor de Brecht: cinema e distanciamento
A influência de Bertolt Brecht sobre Walter Benjamin é comumente atribuída à assimilação da tradição de crítica marxista pelo último. O presente artigo busca realizar uma crítica imanente e teórica da obra de ambos com o fito de investigar outras faces possíveis dessa influência. Sendo assim, o objetivo é demonstrar que o "Efeito de distanciam
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2014-12
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14. Brecht eu misturo com Caetano citação, mercado e forma musical
Este ensaio demostra que há uma afinidade metodológica profunda entre a prática musical de Caetano Veloso a partir de 1969 e a dos esforços colaborativos de Bertolt Brecht e Kurt Weill de 1928 a 1930. Sem dúvida, muito há que as separe, do ponto de vista ideológico, histórico, e estético. Porém as diferenças históricas são postas em relevo pela
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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15. Corpos feridos, trajetórias interrompidas pela agroindústria brasileira: duas leituras a partir de Bertolt Brecht e Upton Sinclair
Este artigo pretende discutir duas questões relacionadas à agroindústria a partir de uma comparação histórica entre as visões de Upton Sinclair e Bertolt Brecht sobre o trabalho nos frigoríficos nos Estados Unidos (1904-1931) e os frigoríficos de aves na atualidade. Tais questões dizem respeito ao processo de acumulação de capital e à degradaç�
Varia hist.. Publicado em: 2014-08
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16. O sentido do teatro: contribuições para uma história cultural de programas teatrais contemporâneos
Este artigo analisa algumas tensões observadas entre textos programáticos escritos por encenadores contemporâneos, tendo como ponto de partida a disputa pelo sentido do teatro. Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski construíram sentidos de teatro de diversos modos e, no mesmo movimento, tornaram suas proposições extem
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-06
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17. Apontamentos sobre a recepção de Bertolt Brecht no Brasil via Anatol Rosenfeld
Um dos capítulos mais importantes da recepção do teatro alemão no Brasil se iniciou em 1958, com a montagem de A alma boa de Setsuan. A encenação de muitas entre suas obras a partir de então colocou novas questões dramatúrgicas e teóricas num cenário aberto à experimentação estética e marcado pela dialética entre o teatro e o turbulento conte
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
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18. Por um teatro épico e ético: a crítica teatral de Anatol Rosenfeld
O presente artigo aborda alguns dos principais escritos de Anatol Rosenfeld sobre teatro, sobretudo O teatro épico, obra em que se debruça sobre os preceitos da dramaturgia de Brecht, bem como seu trabalho como organizador de antologias de autores canônicos da literatura alemã (Lessing, Goethe, Schiller), para mostrar como essas influências se cruzam em
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
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19. Arte engajada e arte autônoma no pensamento de Theodor Adorno
No ensaio Engagement, de 1962, Theodor Adorno recoloca em discussão a dicotomia entre literatura engajada e literatura autônoma, advertindo que em seu tempo a controvérsia não se situa mais no nível da sobrevivência humana ou da vida em sociedade, mas se coloca como uma especulação intelectual. O presente texto recupera as principais ideias de Adorno
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
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20. A performance poética do ator-MC
Twelve years ago, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos an artistic collective based in São Paulo - started a research which came from the dialogue of two kinds languages: epic theater (more precisely the one broadcasted by german playwright Bertolt Brecht) and hip-hop (urban popular culture born in the early 70s in the United States), giving rise to a mixed la
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/12/2012
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21. The theater of Peter Brook in the film Marat / Sade: a study of aspects of theatrical vision of Brook in his film Marat / Sade / O teatro de Peter Brook no cinema de Marat/Sade: um estudo de aspectos da visÃo teatral de Brook em sua obra cinematogrÃfica Marat/Sade
O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos da busca de Peter Brook no campo teatral. O espetÃculo estudado para a compreensÃo do tema à A perseguiÃÃo e o assassinato de Jean-Paul Marat, representados pelo Grupo Teatral do HospÃcio de Charenton, sob a direÃÃo do Senhor de Sade, cujo roteiro se inspira no texto dramatÃrgico de autoria de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012
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22. O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças / The Use of Joint Drawing in Family Interviews: a Proposal for the Psychodiagnostic Assessment of Children
Na área do psicodiagnóstico de crianças, a literatura científica tem apontado para a orientação de que o uso do desenho pode ser utilizado como um valioso recurso. Inserida nesse campo de estudos, esta investigação objetiva discutir a possibilidade do emprego desse recurso com a ampliação de mais um elemento, qual seja: a realização de um desenho
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/05/2012
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23. O outro em cena : teatro escolar e alteridade
Ce travail présente comme but principal reflechir les possibilités de contribution de l enseignement de théâtre lycéenien pour souligner les relations par rapport aux différences. Nous partons de la constatation d un cadre culturel vraiment balisé par la centralité du corps comme signe dont il confère une identité et des positions de "sujet", basé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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24. Prática teatral dialógica de inspiração freireana: uma experiência na escola, com jovens e adultos / Theatre practice of freirean inspiration: an experience in a school, with youth and aults
No contexto dessa pesquisa, destaca-se a compreensão da arte como forma de conhecimento com implicações éticas e políticas e nessa perspectiva assume-se que o teatro pode ser um valioso instrumento de luta e humanização, com vistas à transformação da realidade. Essa pesquisa propõe-se a responder a seguinte indagação: como o teatro pode ser uma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2011