Brazilian Cinema History
Mostrando 1-12 de 33 artigos, teses e dissertações.
-
1. Caminhos de um cinema brasileiro
Resumo A obra resenhada busca dar conta da vasta e complexa história do cinema brasileiro. Ao seguir uma linha temporal, dos primórdios do cinema até as produções mais recentes, traz uma pluralidade significativa de pesquisadores, metodologias e abordagens, do começo da produção nacional, em 1895, até o cinema mais recente, de 2016.Abstract This boo
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
-
2. A distribuição independente no cinema brasileiro : um estudo sobre a circulação do longa-metragem nacional no mercado de salas, em 2010
This dissertation has the objective of to investigate the distribution of brazilian feature films in home movier theatres by independent distributers in 2010. Identify the behavior of these films in relation to economic and institutional factors that brazilian market. Also, look on the set of weights that separate elements of brazilian cinema audience, even
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/03/2012
-
3. Eficácia política de uma crítica: Paulo Emílio Salles Gomes e a constituição de uma teia interpretativa da história do cinema brasileiro
This work aims to contribute to theoretical and methodological analysis of writing the history of Brazilian cinema. The object of this study the trilogy of articles in Cinema: the trajectory of underdevelopment regimented, the critic and historian Paulo Emílio Salles Gomes, seeks to understand the process of setting up a web interpretative history of our fi
Publicado em: 2010
-
4. On Brazilian cinema : a portrait of director and producer Walter Salles
Walter Salles is probably the most widely known Brazilian director and producer. This article offers a portrait of his work over the last two decades as part of the cinematic and cultural changes that took place in Brazil. It starts with a historical overview of Brazilian film history and will then take a closer look at the films directed by Salles and his a
Publicado em: 2010
-
5. A música de Remo Usai no cinema brasileiro / The music of Remo Usai in brazilian cinema
Remo Usai foi o compositor que mais produziu na história do cinema brasileiro; e o único profissional especializado de sua época. Este trabalho investiga sua trajetória ao longo de 4 décadas, concentrando-se nas suas atividades durante os anos 60, período em que compôs para filmes ligados ao projeto do cinema novo e de uma produção politicamente eng
Publicado em: 2010
-
6. Filmes domésticos : uma abordagem a partir do acervo da Cinemateca Brasileira
A Cinemateca Brasileira, o maior arquivo de filmes do Brasil, há anos armazena, cataloga e conserva uma parcela de filmes brasileiros que chegou até o nosso tempo. Para que a preservação de um filme seja realizada de forma plena, no entanto, é necessário que ele possa existir para além do arquivo e que possa ser acessado pelo público geral e pelo pú
Publicado em: 2010
-
7. PROJECT TO THE NATION ON PAGES CINEARTE: THE CONSTRUCTION OF THE PICTURE BOOK LIGHT / PROJETO À NAÇÃO EM PÁGINAS DE CINEARTE: A CONSTRUÇÃO DO LIVRO DE IMAGENS LUMINOSAS
This paper deals with the debate about the development of the Brazilian educational film project from its diffusion in the magazine Cinearte between the years 1926 and 1932. The subject and object are studied in the context of renewal of the pedagogical ideas in the First Republic, the fruit of the New School movement and the Manifesto of the Pioneers of Edu
Publicado em: 2010
-
8. The popular song in the history of brazilian cinema / A canção popular na historia do cinema brasileiro
O principal foco desta pesquisa é investigar o diálogo entre a produção musical e a produção cinematográfica brasileira a partir do mapeamento da presença da canção popular na história do cinema brasileiro. A tese apresenta um levantamento historiográfico do uso da canção popular, composta para filmes ou neles inserida, nos vários períodos qu
Publicado em: 2009
-
9. A crítica cinematográfica e o star system nas revistas de fãs: A Cena Muda e Cinelândia (1952-1955) / A crítica cinematográfica e o star system nas revistas de fãs: A Cena Muda e Cinelândia (1952-1955)
O objetivo desta dissertação é analisar a cobertura jornalística ao cinema brasileiro durante os anos cinqüenta em duas revistas de fãs: A Cena Muda (1921-1955) e Cinelândia (1952-1967), avaliando a estrutura da crítica cinematográfica e seu papel como geradora do star system brasileiro. A análise do material de nosso estudo congrega os anos de 195
Publicado em: 2009
-
10. NEOCONCRETISMO E DESIGN: A PROGRAMAÇÃO VISUAL DE LYGIA PAPE PARA O CINEMA NOVO, NA DÉCADA DE 1960 / NEOCONCRETISM AND DESIGN: LYGIA PAPE¿S GRAPHIC DESIGN FOR THE NEW CINEMA MOVEMENT, IN THE 1960¿S
This work aims to study some concepts discussed by the international constructivist vanguards and their impact on the Brazilian constructive project. The research verifies that the emergence of the concrete art and the establishment of the industrial design as a discipline in Brazil, during the 1950¿s and 1960¿s, were inserted in a national program of mode
Publicado em: 2009
-
11. A CAMPANHA ELEITORAL DE GETÚLIO VARGAS NO CINEMA EM 1950
Pioneering study that has as objective to verify which it was the constructed image of Getúlio Vargas through the cinema, more specifically, by means of the cinejornal, verifying as the result of this constructed image was used in the electoral period of 1950, taking in account the actions of propaganda politics, ideological and electoral. We have as resear
Publicado em: 2009
-
12. Medo de que? : uma historia do horror nos filmes brasileiros / A history of horror in the brazilian movies
This thesis examines the manifestations of the horror genre in Brazilian movies made between 1937 and 2007, under a historical outlook, since the first cinematographic registries of this genre, to the later ones. The theoretical approach of this work starts from genre cinematographic studies, passes over cinema?s history and Brazilian cinema?s history, looki
Publicado em: 2008