Brasilian Music
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras / The Development of the Four Mallet Technique fornMarimba: from the beginning throughout the first Brazilian compositions.
Com o intuito de responder a diversas indagações, esta tese objetiva traçar em um plano cronológico os caminhos percorridos pela marimba desde os primórdios na história até as primeiras composições brasileiras na década de setenta. Apresentamos para isso um panorama deste processo, procurando elucidar aspectos do desenvolvimento da técnica de quat
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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2. A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX / The song and the city: dialogical discursive study of brasilian popular music and its role in the constitution of the imagery of the city of São Paulo in the first half of the twentieth century
Em virtude de a canção popular brasileira ser uma importante representação de nossa cultura, muitas pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de investigar, analisar e até avaliar nosso cancioneiro. Nesse contexto, esta tese apresenta um estudo dialógico-discursivo do gênero canção popular brasileira e de seu papel na formação do imaginário d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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3. Instrumentation and orchestration in nationalism: a study of four representative works of the brasilian symphonic repertoire / Orquestração e instrumentação no nacionalismo: Um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro
This research analyzes the orchestration and instrumentation of four pieces that appear within the nationalist school of Brazil, looking for its external influences, creative processes, similarities, differences and particularities. The four works are: Série Brasileira (1888-1896) by Alberto Nepomuceno (1864-1920), Choros n10 (1926) by Heitor Villa-Lobos (1
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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4. O cravo na música de Câmera contemporânea brasileira / The harpsichord in Brasilian contemporany chamber music
Este trabalho discute a presença do cravo na música contemporânea brasileira, com enfoque em música de câmera. Após uma breve contextualização do cravo na música de câmera brasileira, o trabalho se desenvolve em cinco partes principais, a saber: parte 1 - apresenta um histórico do cravo desde suas origens, no monocórdio de Pitágoras, até os mod
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2009
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5. O cravo na música de Câmera contemporânea brasileira / The harpsichord in Brasilian contemporany chamber music
Este trabalho discute a presença do cravo na música contemporânea brasileira, com enfoque em música de câmera. Após uma breve contextualização do cravo na música de câmera brasileira, o trabalho se desenvolve em cinco partes principais, a saber: parte 1 - apresenta um histórico do cravo desde suas origens, no monocórdio de Pitágoras, até os mod
Publicado em: 2009
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6. Claudio Santoro´s viola concert : score edition, reduction for viola and piano, and subsidies for interpretation / Concerto para viola de Claudio Santoro : edição de partitura, redução para viola e piano e subsidios para interpretação
Este trabalho tem o intuito de contribuir para a pesquisa e o enriquecimento do repertório de música brasileira específica para viola, em vista da pouca quantidade de obras em forma de concerto escritas para o instrumento no Brasil. A produção de uma partitura editada e a redução no formato para viola e piano, permite em primeiro lugar o estudo de for
Publicado em: 2008
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7. Um estudo sobre a historiografia da mÃsica popular brasileira: 1961 - 2000
Este trabalho, que se encontra na linha de um debate historiogrÃfico, procura mostrar o ponto de vista de estudiosos da mÃsica popular brasileira, focalizada na dÃcada de 60 e nos movimentos musicais Bossa Nova, CanÃÃo de Protesto e Tropicalismo. AlÃm disso, sistematiza as obras selecionadas em autores com uma formaÃÃo intelectual fora do campo de co
Publicado em: 2003