Bossa Nova
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13. A milonga no redemoinho da canção popular : Bebeto Alves e Vitor Ramil
Aderida de modo amplo aos campos da literatura, da música e da história e, a partir daí, em específico à canção popular compreendida como gênero artístico de significativa presença no Brasil, esta dissertação tem por objetivo refletir e compreender a apropriação da forma milonga no interior das obras de dois expressivos cancionistas brasileiros
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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14. NO TOM: ANÁLISE DE PARCERIAS DE ANTÔNIO CARLOS JOBIM COM VINÍCIUS DE MORAES, DOLORES DURAN E NEWTON MENDONÇA / IN TOM: ANALYSIS OF PARTNERSHIPS ANTONIO CARLOS JOBIM WITH DOLORES DURAN, NEWTON MENDONÇA AND VINÍCIUS DE MORAES
A dissertação se propõe a examinar o processo composicional do músico Antônio Carlos Jobim, em parceria com Vinícius de Moraes, Dolores Duran e Newton Mendonça, nos anos iniciais do movimento conhecido como Bossa Nova (1958 e 1959). Durante este período é possível observar certo movimento nas canções produzidas, mostrando tanto aproximações com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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15. Orfeu : do mito à realidade brasileira uma análise da trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro" (1959) e "Orfeu" (1999) baseados na peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes / Orpheus : from the myth to the brazilian reality a soundtrack analysis of the movie "Black Orpheus" (1959) and "Orpheus" (1999) based on Vinicius de Moraes play "Orfeu da Conceição"
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro", de Marcel Camus (1959) e "Orfeu", de Cacá Diegues (1999), integrando música instrumental, canção, sound design e edição de som enquanto elementos criativos das obras e sua relação com as outras linguagens que compõem a totalidade dos filmes. Será feita uma decupagem i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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16. Do Samba à Bossa Nova:uma invenção de Brasil
A partir da leitura de canções significativas do samba e da bossa nova, em que foram observados tanto os aspectos literários quanto musicais, a pesquisa pretende discutir o nascimento da música popular urbana proveniente da união do samba com o fonógrafo. Procurou-se repensar o percurso da música popular no Brasil, ao longo da primeira metade do sécu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2011
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17. Elementos extra-musicais na obra de K-ximbinho: questões sobre iconografia musical em suas capas de disco entre 1950 e 1960
K-ximbinho participou juntamente com outros músicos entre as décadas de 1950 e 1960 de um processo que visava modernizar o samba e o choro pela introdução dos elementos diversos do jazz. Esse processo de mistura entre gêneros musicais distintos, compreendido entre os músicos da época como "samba-jazz" ou "choro jazzístico", não se limitava em mistur
Per musi. Publicado em: 2011-06
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18. Música em transe : o momento crítico da emergência da MPB (1958-1968) / Music in trance : the critical moment of the emergence of MPB (1958-1968)
O trabalho analisa o processo de modernização da música popular brasileira compreendido entre 1958 e 1968, passando pelas tendências da bossa nova, da canção de protesto, da moderna música brasileira e do tropicalismo. No decorrer desse processo deflagrou-se a sigla MPB, reconhecível a partir de 1965. O objetivo do trabalho é o de compreender a
Publicado em: 2011
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19. Samba-Jazz aquém e além da Bossa Nova : três arranjos para Céu e Mar de Johnny Alf / Samba-Jazz beneath and beyond Bossa Nova : three arrangements for Céu e Mar by Johnny Alf
Este trabalho consiste da criação, realização, análise e reflexão de três arranjos para a peça "Céu e Mar", de Johnny Alf (1929-2010). Inicialmente, faz-se uma revisão do Samba-Jazz e de suas relações com a Bossa Nova, por meio de critérios harmônicos, melódicos, rítmicos e outras características particulares desses conteúdos sonoros. Em se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2010
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20. Canção do Amor Demais: marco da música popular brasileira contemporânea
Discussão sobre a importância do LP Canção do Amor Demais dentro do panorama da cultura brasileira, mais do que do âmbito da música popular em si, a partir do texto de Vinícius de Moraes na contracapa do disco e da crítica de José da Veiga Oliveira. A fronteira existente entre o popular e erudito fica menos evidente neste disco, por conta do alto gr
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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21. Letra, melodia, arranjo: componentes em tensão em O morro não tem vez de Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes
O registro fonográfico tornou mais fácil pensar uma produção musical como documento, não apenas como objeto de apreciação estética. A gravação de canções populares permite prontamente decompor, recompor, analisar, destacar partes e pensá-las como objeto pertencente a uma rede social de amplitudes quase infinitas. Ocasionalmente, o modo como se c
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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22. A bossa nova e a influência do blues, 1955-1964
Este artigo considera as conexões entre blues e bossa nova, pouco reconhecidas na literatura sobre bossa nova mas muito importantes para o desenvolvimento do estilo. Analisando as gravações do circuito samba-jazz em Copacabana nas décadas de 1950 e 1960, o artigo traz à luz uma prática de blues, tanto na estrutura de doze compassos como na utilização
Tempo. Publicado em: 2010-06
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23. A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
Este trabalho estuda a gênese do estilo musical bossa nova a partir da análise das quatro canções de Tom Jobim com letra dele mesmo que integram o repertório dos três primeiros discos de João Gilberto. A análise propriamente dita é precedida de contextualizações e definições. Situa-se a bossa nova como gênero no contexto histórico da canção,
Publicado em: 2010
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24. A poética de uma felicidade. Um estudo sobre a construção do lirismo de Vinícius de Moraes. / The poetics of happiness: a study about the construction of the lyricism of Vinicius de Moraes
Vinicius de Moraes construction of the lirism is investigated based on a textual analisis. A liric architecture is identified as a poetic centre which does not change even when considered in the way from the writen text to the lyrics. Its then analysed how, in this poetic center, different variables are arranged, something that is strictly related to a pecul
Publicado em: 2010