Bertolt Brecht
Mostrando 1-12 de 54 artigos, teses e dissertações.
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1. As Elegias de Buckow, de Bertolt Brecht: tempos sombrios depois da guerra
Resumo O presente artigo versa sobre as Elegias de Buckow [Buckower Elegien], produzidas por Brecht a partir de meados de 1953. Para análise e comentário foram selecionados 8 poemas da obra. Nestes procura-se verificar a crítica do autor à situação político-social da Alemanha Oriental nessa época, num quadro de reapresentação de elementos fascistas
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2021-12
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2. Encenando a modernização europeia: Toni Erdmann, de Maren Ade
Resumo Este artigo apresenta uma leitura do filme alemão Toni Erdmann (2016), dirigido por Maren Ade, a partir da indagação a respeito dos modos através dos quais ele analisa os processos contemporâneos de modernização na Europa. Para tanto, será feita também uma reflexão sobre a apropriação que o filme faz de certos modos de encenação épica p
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2020-04
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3. “O país onde não se pode mencionar o proletariado”: reflexões de Bertolt Brecht sobre os trabalhadores alemães e o fascismo
RESUMO: O poeta e dramaturgo Bertolt Brecht vivenciou o período de efervescência cultural durante a República de Weimar, interrompido pela ascensão do Partido Nacional Socialista na Alemanha, que determinou a emigração de muitos intelectuais. No exílio desde 1933 até o final da Segunda Guerra, o escritor, familiarizado com a teoria marxista, fez refl
História. Publicado em: 07/06/2018
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4. A FRAGATA NEGRA: TRADUÇÃO E VINGANÇA EM NINA SIMONE
Resumo Este artigo trata da relação entre a trajetória da artista norte-americana Nina Simone (1933-2003) e a produção cultural ativista dos Estados Unidos nos anos 1960. A partir da canção “Pirate Jenny”, composta por Bertolt Brecht e Kurt Weil em 1928 e interpretada por Simone em 1964, procuro mostrar como a artista operou uma tradução do conf
Mana. Publicado em: 2018-04
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5. A adaptação cinematográfica de Uma Tragédia Americana e Otelo em Match Point
Resumo O artigo retoma o histórico das adaptações cinematográficas do romance Uma Tragédia Americana (1925), de Theodore Dreiser, recuperando as discussões sobre a cena do afogamento. Os estudos de Sergei Eisenstein sobre o uso do monólogo interior no cinema e o comentário de Bertolt Brecht a respeito da trilha sonora na adaptação do romance de Dre
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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6. Montagem e Imagem como Paradigma
Resumo: O pensar como montagem e imagem tornou-se um método revelador nos processos de estudos práticos e teóricos do artista e dos pesquisadores nos séculos XX e XXI. Este artigo procura articular três formas de pensar por montagem: nas obras de Bertolt Brecht, Sergei Eisenstein e Georges Didi-Huberman. O filósofo e historiador da arte Georges Didi-Hu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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7. Sobre Tábuas Brutas e Porcelanas Finas
O artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho da Companhia do Latão, grupo teatral paulistano. O Latão apresenta um repertório de peças teatrais que auxilia na compreensão da formação brasileira e, ao mesmo tempo, das formas representacionais que nos auxiliam na compreensão da realidade. Esboça-se, aqui, o interesse pelos "dramas representativos",
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-04
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8. Brecht eu misturo com Caetano citação, mercado e forma musical
Este ensaio demostra que há uma afinidade metodológica profunda entre a prática musical de Caetano Veloso a partir de 1969 e a dos esforços colaborativos de Bertolt Brecht e Kurt Weill de 1928 a 1930. Sem dúvida, muito há que as separe, do ponto de vista ideológico, histórico, e estético. Porém as diferenças históricas são postas em relevo pela
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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9. Benjamin leitor de Brecht: cinema e distanciamento
A influência de Bertolt Brecht sobre Walter Benjamin é comumente atribuída à assimilação da tradição de crítica marxista pelo último. O presente artigo busca realizar uma crítica imanente e teórica da obra de ambos com o fito de investigar outras faces possíveis dessa influência. Sendo assim, o objetivo é demonstrar que o "Efeito de distanciam
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2014-12
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10. Corpos feridos, trajetórias interrompidas pela agroindústria brasileira: duas leituras a partir de Bertolt Brecht e Upton Sinclair
Este artigo pretende discutir duas questões relacionadas à agroindústria a partir de uma comparação histórica entre as visões de Upton Sinclair e Bertolt Brecht sobre o trabalho nos frigoríficos nos Estados Unidos (1904-1931) e os frigoríficos de aves na atualidade. Tais questões dizem respeito ao processo de acumulação de capital e à degradaç�
Varia hist.. Publicado em: 2014-08
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11. O sentido do teatro: contribuições para uma história cultural de programas teatrais contemporâneos
Este artigo analisa algumas tensões observadas entre textos programáticos escritos por encenadores contemporâneos, tendo como ponto de partida a disputa pelo sentido do teatro. Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski construíram sentidos de teatro de diversos modos e, no mesmo movimento, tornaram suas proposições extem
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-06
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12. Apontamentos sobre a recepção de Bertolt Brecht no Brasil via Anatol Rosenfeld
Um dos capítulos mais importantes da recepção do teatro alemão no Brasil se iniciou em 1958, com a montagem de A alma boa de Setsuan. A encenação de muitas entre suas obras a partir de então colocou novas questões dramatúrgicas e teóricas num cenário aberto à experimentação estética e marcado pela dialética entre o teatro e o turbulento conte
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12