Bartok
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. A didactic-pedagogical approach of the mathematical reasoning at the musical creation. / Uma abordagem didático-pedagógica da racionalidade matemática na criação musical
A presente tese se ocupa, do ponto de vista didático-pedagógico, em estudar a presença da racionalidade matemática na criação musical. A linguagem matemática é uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada para compreender estruturas subjacentes às composições. Com o intuito de defender essa característica, são apresentados, neste trabalho, con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/11/2012
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2. Síntese do leste e oeste: uma análise dos eixos simétricos no terceiro quarteto de cordas de Béla Bartók / Synthesis of East and West: an axes of symmetry analysis of Bartóks Third String Quartet
Esta dissertação contém um estudo analítico do Quarteto de Cordas n 3 de Bela Bartók, a fim de encontrar eixos simétricos que atuam como organizadores das alturas. Tal busca está conectada com o estudo da música tradicional do Leste Europeu efetuado por Bartók, influência essencial para a formulação da linguagem musical do compositor. Para tanto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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3. Marlos Nobre - sonata para piano sobre tema de Bartók Op. 45 : uma abordagem analítica do fenômeno intertextual
Este trabalho apresenta uma análise da Sonata para piano sobre tema de Bartók op.45 (2003) do compositor Marlos Nobre (1939) com o objetivo de identificar os elementos apropriados do primeiro movimento do Concerto para Orquestra (1943) do compositor húngaro Béla Bartók (1881-1945) e investigar como esses elementos são inseridos e metamorfoseados na lin
Publicado em: 2009
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4. Centricidade e forma em três movimentos para clarinete e orquestra.
This work aims at providing an overview on the subject of centricity, illustrating several concepts, processes, mechanisms and materials involved in pitch class prioritization which is not well explained by tonal or serial analytical techniques, and refers to a large repertoire which includes works by composers as stylistically diverse as Richard Strauss, Ba
Publicado em: 2009
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5. O processo de transcrição para violão de Tempo di Ciaccona e Fuga de Béla Bartók / O processo de transcrição para violão de Tempo di Ciaccona e Fuga de Béla Bartók
Esta dissertação de mestrado trata do processo de transcrição para violão solo dos movimentos Tempo di Ciaccona e Fuga, da Sonata para violino solo (1944) de Béla Bartók. O primeiro capítulo contempla análises estruturais básicas dos movimentos Tempo di Ciaccona e Fuga, assim como o histórico da Sonata para violino solo e uma breve abordagem sobre
Publicado em: 2007
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6. O original evidente em Fructuoso Vianna: as canções / O original evidente em Fructuoso Vianna: as canções
Através de análises detalhadas de suas canções, este trabalho tem dois objetivos principais: 1) demonstrar a grandeza e a importância da obra de Fructuoso Vianna na história da música brasileira, através do estudo de seu idiomático; e 2) colocar à disposição do público uma edição crítica e completa de sua canção de câmara, para estudo, per
Publicado em: 2007
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7. Villa-Lobos compositional processes, a theoretic guide / Processos composicionais de Villa-Lobos : um guia teorico
This work aims to explore the compositional aspects of Villa-Lobos music, searching his process, techinics and procedures. A great deal of importance was given to the points of contact between Villa-Lobos and his contemporaries as Debussy, Stravinsky, Schoenberg, Varèse and Bartók. Therefore, a huge amount of works was analysed, written for several instr
Publicado em: 2005