Barthes
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13. Pode a foto capturar o gesto?
RESUMO Este artigo reflete sobre a possibilidade da fotografia apreender o gesto, tal como tomado por Jean Galard no texto “A beleza do gesto: uma estética das condutas”. A pergunta parte do argumento de que um ato só pode tornar-se gesto quando observado − e, se assim for, poderia a câmera tomar a função de observador e fotografá-lo como gesto?
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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14. Configurações indeterminadas: uma análise do diagrama e da mancha como desdobramentos da anamorfose na obra de Hans Bellmer.
RESUMO Neste artigo, investigamos o informe, na obra de Hans Bellmer, como possibilidade de releitura da anamorfose a partir dos conceitos de diagrama e mancha, estudados por Kenneth Clark em seu texto “The blot and the diagram”. Dessa maneira, analisamos a relação entre corpo e cenário, ao explorar como Bellmer busca no studium, conceito de Roland Ba
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
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15. ERRATA: Ouvir falar o pensamento, aprender a falar o pensamento no interior da universidade: o testemunho dos “professores” Michel Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 05/08/2019
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16. Ouvir falar o pensamento, aprender a falar o pensamento no interior da universidade: o testemunho dos “professores” Michel Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault e Roland Barthes
RESUMO Conseguir levar o texto ainda em construção à cena da sala de aula, buscando e renovando com esse gesto corajoso a itinerância do pensamento apoiado em uma base plenamente dialógica - eis aquela que permanece há séculos como a grande questão pedagógica de uma universidade do saber por vir. Este artigo centra-se em um período de intensa crít
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 30/05/2019
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17. Cenas de leitura em Silviano Santiago
Resumo O objetivo do artigo é refletir acerca do papel da leitura na obra de Silviano Santiago. A primeira seção do trabalho é dedicada a apresentar um panorama dos usos da leitura e da figura do leitor em Silviano Santiago, tanto em sua obra ficcional quanto em sua obra ensaística, salientando a importância dos processos afetivos na escolha e no uso d
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 20/05/2019
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18. A fotografia na experiência educativa de professores: do olhar e das interpretações
RESUMO Este texto desenvolve um método para pensar a educação como experiência educativa (CONTRERAS; PÉREZ, 2010) com uso da fotografia. Tal elaboração se dá no campo da Pedagogia, sob uma perspectiva inspirada na filosofia (BENJAMIN, 1986; 2012; GADAMER, 2013; ARENDT, 2013), com referentes da fotografia pela dimensão estética (BARTHES, 1980; DUBOI
Educ. rev.. Publicado em: 09/05/2019
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19. A encenação na fotografia – montando cenas e contando histórias
Resumo Neste trabalho buscamos compreender, historicamente, o que seria e como tem sido construída a encenação na linguagem fotográfica. Partindo das reflexões de Fontcuberta, Soulages e Rouillé, refletiremos sobre categorias como performance, manipulação, ficção e verdade. Trata-se de mostrar que, apesar do que advoga o senso comum e defendem cert
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2019-04
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20. Ladrão de galinhas: um diálogo sobre a estética no livro de imagem
Resumo As literaturas cujas narrativas são realizadas exclusivamente pela imagem firmaram, ao longo do tempo, a mesma importância que os demais gêneros disponíveis nos espaços educacionais. Devido a isso, propomo-nos a analisar os atributos estéticos que compõem uma dessas obras, Ladrão de galinha, de autoria de Béatrice Rodriguez (2009), selecionad
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 25/02/2019
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21. Literatura e formação: o prazer do texto entre as margens do sistema escolar
RESUMO Neste texto, tratamos de como a linguagem literária pode fazer-se espaço de abertura e resistência em meio a práticas escolares rotineiras nos currículos formais. Metodologicamente, entrecruzamos literatura e educação: de um lado, recolhemos registros de práticas de leitura e escrita, protagonizadas à margem do sistema, em escolas públicas d
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 03/12/2018
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22. Levrero idiorrítmico
RESUMO Nesse ensaio busco explorar algumas ressonâncias entre a noção/o conceito de "idiorritmia", formulada por Roland Barthes em seu Como Viver Junto, e a produção tardia do autor uruguaio Mario Levrero, concentrando a atenção em particular sobre El discurso vacio e La novela luminosa. A conversação entre os dois, ainda que tangencial, reforça um
Alea. Publicado em: 2018-08
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23. A vez de morrer: granizo e chuva no lugar total de Simone Campos
RESUMO A partir do romance A vez de morrer, de Simone Campos, define-se uma reflexão sobre a difícil equação do “viver-junto” muito mais próxima da fantasia idiorrítmica aludida por Roland Barthes - sem, no entanto, acatá-la por inteiro - do que das concepções de Zygmunt Bauman, na tentativa de pensar quais são as perguntas que a literatura bra
Alea. Publicado em: 2018-08
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24. Del biografema a la comunidad: dos casos recientes en la literatura latinoamericana
Resumo Embora a posição de Roland Barthes sobre a morte do autor, ilustrada em seu famoso artigo homônimo, seja bem conhecida, há muito a explorar no seu retorno à figura autoral a partir do “biografema”, noção que aparece de forma resumida e enigmática em seu texto Sade, Fourier, Loyola. No artigo a seguir, a biografemática barthesiana é retom
Alea. Publicado em: 2018-08