A fotografia na experiência educativa de professores: do olhar e das interpretações

AUTOR(ES)
FONTE

Educ. rev.

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/05/2019

RESUMO

RESUMO Este texto desenvolve um método para pensar a educação como experiência educativa (CONTRERAS; PÉREZ, 2010) com uso da fotografia. Tal elaboração se dá no campo da Pedagogia, sob uma perspectiva inspirada na filosofia (BENJAMIN, 1986; 2012; GADAMER, 2013; ARENDT, 2013), com referentes da fotografia pela dimensão estética (BARTHES, 1980; DUBOIS, 1998; VÁZQUEZ, 2005). Tem como objetivo discutir o constructo teórico de um método que utiliza a fotografia para pensar a experiência educativa de professores. Desenvolve a ideia do sujeito que observa a imagem como receptor e elemento determinante à sua compreensão, situado temporal e espacialmente no decurso do processo histórico, identifica algo no horizonte do vivido observado com o que pode estabelecer diálogo. Apresenta a fotografia como instrumento à análise interpretativa da realidade pelo encontro de horizontes, entendida enquanto objeto da cultura que expressa uma visão sobre a realidade e se constitui em aparato de observação pela possibilidade de gerar interpretações decorrentes daquilo que afeta o sujeito receptor da imagem. Ao interpretar o que vê na fotografia como indícios da prática educativa, o observador aciona sua experiência educativa e realiza o exercício de pensar sobre o vivido e evidenciado na imagem. Destaca-se que a fotografia não constitui mera representação dos referentes que evidencia, mas, enreda mundos em relação, de uma perspectiva histórica e estética.ABSTRACT This text develops a method to think of education as an educational experience (CONTRERAS; PÉREZ, 2010) with the use of photography. This elaboration takes place in the field of Pedagogy from a perspective inspired by philosophy (BENJAMIN, 1986, 2012, GADAMER, 2013, ARENDT, 2013) with references to photography by the aesthetic of dimension. It aims at discussing the theoretical construct of a method that uses photography to think about the educational experience of teachers. It develops the idea of the subject who observes the image as a receptor and determinant element to its comprehension, situated temporally and spatially in the course of the historical process, identifying something in the horizon of lived observed with what can establish dialogue. It presents photography as an instrument to the interpretative analysis of reality through the encounter of horizons, understood as an object of culture that expresses a vision about reality and constitutes an apparatus of observation for the possibility of generating interpretations arising from what affects the subject receiving the image. In interpreting what they see in the photograph as evidence of educational practice, the observer activates their educational experience and carries out the exercise of thinking about what is lived and evidenced in the image. It is emphasized that photography is not merely a representation of the referents that are in evidence, but it entangles worlds in relation from a historical and aesthetic perspective.

Documentos Relacionados