Barroco
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25. Capítulo I - Arqueologia da modernidade no Brasil
Parte do livro:O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a Academia Sphan: a relação entre modernismo e barroco
Autor(es): Santos, Mariza Veloso Motta
Editora UnB. Publicado em: 2018
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26. Capítulo II - Narrativas e testemunhos: monumentos e biografias
Parte do livro:O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a Academia Sphan: a relação entre modernismo e barroco
Autor(es): Santos, Mariza Veloso Motta
Editora UnB. Publicado em: 2018
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27. Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales
Parte do livro:O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a Academia Sphan: a relação entre modernismo e barroco
Autor(es): Santos, Mariza Veloso Motta
Editora UnB. Publicado em: 2018
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28. Capítulo V - Mário de Andrade
Parte do livro:O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a Academia Sphan: a relação entre modernismo e barroco
Autor(es): https://doi.org/10.7476/9788523013493.0007
Editora UnB. Publicado em: 2018
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29. O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a Academia Sphan: a relação entre modernismo e barroco
Esta obra suscita imediato interesse de antropólogos e sociólogos, pois as perguntas – o que preservar e por que preservar – exigem respostas baseadas em uma ordem de valores, impondo à reflexão conceitos como tempo, memória e história, que sustentam representações e constroem a teoria e a prática em torno do patrimônio cultural. Esta é uma pesquisa pioneira, um dos primeiros pilares plantados para a criação desse campo de estudos dentro das ciências sociais. Além de estudar a gênese de uma instituição cultural, Mariza Veloso faz uma leitura original do modernismo brasileiro, de seu vanguardismo singular que valoriza o novo e não abre mão da tradição, daquilo que tem valor histórico ou estético, do que uma sociedade não pode se esquecer. Um dos achados mais importantes da autora refere-se à compreensão da instituição entendida como Academia Sphan, pois ali produziram-se estudos, pesquisas, livros e ensaios sobre o patrimônio cultural. Outro achado importante é a relação original entre modernismo e barroco, homologias inusitadas entre dois momentos paradigmáticos da modernidade. A obra é também endereçada aos que se dedicam à história das ideias e ao pensamento social no Brasil. Por acrescentar conhecimento sobre o assunto, por munir de conceitos e argumentos aqueles que se interessam pelo tema, esta é referência básica e continuará a ser lida, citada e reproduzida por estudantes, pesquisadores e técnicos envolvidos no estudo do patrimônio material e imaterial.
Autor(es): Veloso, Mariza
Editora UnB. Publicado em: 2018
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30. Alegoría y símbolo en el cine barroco y moderno. Estrategias retóricas, amplificación de sentido
Abstract Rhetorical strategies, amplification of meaning The scope of this paper is to show how allegory and symbol, in the framework of the baroque and modern cinema, are not ornamental mechanisms, but a form of semantic invention capable of questioning the grammaticalization of the cinematographic language. We don’t intend to make a historiographic analy
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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31. A practical approach to assess leg muscle oxygenation during ramp-incremental cycle ergometry in heart failure
Heart failure is characterized by the inability of the cardiovascular system to maintain oxygen (O2) delivery (i.e., muscle blood flow in non-hypoxemic patients) to meet O2 demands. The resulting increase in fractional O2 extraction can be non-invasively tracked by deoxygenated hemoglobin concentration (deoxi-Hb) as measured by near-infrared spectroscopy (NI
Braz J Med Biol Res. Publicado em: 02/10/2017
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32. Estimativa da taxa de mortalidade do tucunaré (Cichla spp.) durante a prática do pesque-solte
Resumo O efeito do pesque-solte na sobrevivência do tucunaré (Cichla spp.) foi avaliado comparando dois tipos de iscas artificiais, jig e de meia-água, e dois tipos de confinamento pós-captura. Dois experimentos foram conduzidos durante os períodos de janeiro-fevereiro e outubro-novembro de 2012, no Rio Unini, afluente da margem direita do Rio Negro. No
Braz. J. Biol.. Publicado em: 17/08/2017
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33. Tres Tristes Tigres o el ensayo sobre la cubanidade en Ortiz, Sarduy y Piñera
Resumo Levando em consideração as múltiplas perspectivas a partir das quais se pode abordar a análise do ensaio latino-americano, o caso cubano apresenta uma singularidade, sobretudo no momento de consolidação do gênero como pensamento sobre a identidade cultural no século XX. Interessa-me construir um corpus em que se discuta a ideia de latinoameric
Alea. Publicado em: 2017-04
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34. Iconografia tropical: motivos locais na arte colonial brasileira
RESUMO Este artigo estuda a representação visual da natureza tropical na arte sacra do período colonial brasileiro, entre os séculos XVI e XVIII, época em que as artes visuais do país se desenvolveram no contexto do barroco introduzido pelos missionários católicos. Foi na decoração das igrejas que apareceram algumas das primeiras representações a
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-04
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35. Memória e conquistas históricas
Resumo: Este depoimento fez parte da mesa de memória comemorativa dos 80 anos do Serviço Social brasileiro realizada no 9º Seminário Anual de Serviço Social da Cortez Editora, em maio de 2016. A abordagem privilegia as conquistas éticas da profissão, ressaltando o processo de construção de uma nova ética a partir dos Códigos de Ética de 1986 e 19
Serv. Soc. Soc.. Publicado em: 2017-04
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36. Cartas de Severo
Resumen Visión panorámica de la correspondencia de veinticuatro años entre Roberto González Echevarría y Severo Sarduy, que analiza la relación del escritor cubano con el grupo Tel Quel y la Literatura Latinoamericana. Se concluye que Sarduy, aunque influido al principio por la teoría francesa, fue derivando hacia temas latinoamericanos, específicame
Alea. Publicado em: 2017-04