Winning eleven/pro evolution soccer : representações de atletas de futebol masculino nos jogos digitais (1995-2009)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Os jogos digitais são um dos fenômenos de criação de uma linguagem cultural mundializada que visam a sua própria expressão simbólica. O futebol, por sua vez, é aqui entendido como uma manifestação sócio-espacial e cultural através da criação e circulação de representações sociais. O objetivo deste estudo foi analisar as formas de representação dos atletas de futebol nas capas dos jogos digitais de maior circulação no Brasil: Winning Eleven/Pro Evolution Soccer. Através da teoria das representações sociais, com base na psicologia social francesa de Moscovici, e da consulta de diversos autores que fizeram uma releitura de sua obra, pudemos analisar o papel que a mídia exerce nas representações dos atletas de futebol presentes nos jogos digitais. Evidenciouse a inserção dos jogos na lógica mercantilista do futebol em função da transformação da saga de futebol japonês, denominados Winning Eleven (1995) em Winning Eleven/Pro Evolution Soccer (2007), voltado para o mercado americano e mundial. Neste processo, jogadores de reconhecimento mundial receberam maior destaque nas capas, nos seus personagens representados nos jogos e nas movimentações dos seus personagens, demonstrando o caráter simbólico de representação voltada para o mercado de consumo. Considera-se que os jogos digitais buscaram se aproximar ao máximo da realidade através da produção de representações de atletas que podiam influenciar não somente o mercado consumista, mas também a cabeça do consumidor.

ASSUNTO(S)

futebol social representations soccer digital games representaciones sociales fútbol juegos digitales

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