When thecniques becomes poetry: Tadashi Suzukiand his Acting Disciplines / Quando técnica transborda em poesia: Tadashi Suzuki e suas disciplinas de atuação.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Em que medida é possível pensar a elaboração de um discurso cênico desvinculada dos procedimentos e meios técnicos aplicados a ela? Ou, por outro lado, até que ponto a escolha de procedimentos e técnicas específicas determinam um fazer poético? No teatro ocidental, o tema do entrecruzamento de procedimentos com a construção do discurso poético passa a ser problematizado a partir do final do século XIX com o advento da encenação, possibilitando a construção de um novo diálogo entre encenação e pedagogia e o desenvolvimento de várias reflexões sobre o trabalho do ator. Tadashi Suzuki, encenador japonês contemporâneo, se insere nesse contexto ao sistematizar um treinamento para atores que lhes permita viabilizar seus objetivos estéticos e a criação de seus espetáculos. Além de proporcionar a aproximação com o trabalho deste encenador que, embora mundialmente conhecido, ainda é pouco divulgado no Brasil, o projeto se insere nas reflexões teórico-práticas surgidas a partir do trabalho de Suzuki e que são pertinentes ao teatro contemporâneo. Reflexões que dizem respeito às articulações entre material técnico e material poético na escritura cênica, à pedagogia teatral e, especialmente, às pesquisas da linguagem da encenação que tomam o ator como fonte geradora de códigos performáticos.

ASSUNTO(S)

encenação e formação do ator japanese theater tadashi suzuki teatro japonês tadashi suzuki contemporary theater staging and actor formation teatro contemporâneo

Documentos Relacionados