Teatro Contemporaneo
Mostrando 1-12 de 86 artigos, teses e dissertações.
-
1. A SEMANA DE CEM ANOS
RESUMO Às vésperas de seu centenário, a Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, se torna definitivamente uma efeméride nacional. A história dessa consagração, porém, é tortuosa e escrita por diferentes frentes de ação. Quase cem anos depois do evento - narrado pela sua fortuna crítica como, paradox
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04
-
2. Vindenes Bro: um acontecimento diante do tempo
Resumo: O artigo apresenta parte do trabalho desenvolvido pelo grupo internacional de teatro Vindenes Bro - em português, Ponte dos Ventos -, coordenado por Iben Nagel Rasmussen, atriz do grupo teatral Odin Teatret, da Dinamarca. Através de uma narrativa testemunhal, a autora, também integrante do grupo, coloca em relação os conceitos de acontecimento e
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 30/05/2019
-
3. La escritura dramática colombiana del siglo XXI
Resumo Neste artigo se estudam seis obras dramáticas, tentando traçar um panorama da escrita teatral colombiana contemporânea. Analisamos como o teatro abandona a estrutura clássica e se reinventa depois da primazia que teve o teatro coletivo até a década de 80 do século passado. Verifica-se assim o registro de novas vozes autorais, que se separam das
Alea. Publicado em: 2017-12
-
4. Modernidade dramática em dois tempos: Carlos Alberto Soffredini e uma homenagem a Nelson Rodrigues
resumo Este artigo tem como proposta aproximar De onde vem o verão (1989-90), de Carlos Alberto Soffredini, de Vestido de noiva (1943), de Nelson Rodrigues, compreendendo as múltiplas referências textuais e intertextuais existentes na peça de Soffredini. Para isso, consideram-se na obra desses autores dois momentos de modernidade dramática, tendo em vis
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
-
5. Mais humor, menos política: Uma certa tendência no drama contemporâneo brasileiro
Resumo A partir do estudo de adaptações teatrais e televisivas realizadas nos últimos anos, o artigo procura investigar uma tendência existente no drama contemporâneo brasileiro: a atualização de obras escritas por autores oriundos do Teatro de Arena, voltadas originalmente para a centralidade da crítica ideológica, a partir do esvaziamento da conte
Varia hist.. Publicado em: 2016-08
-
6. A Construção de Presença e a Cena Teatral Multimidiática: a hegemonia de uma presença imanente
Resumo: Neste ensaio, parte-se da compreensão de que a copresença de artistas e espectadores na cena contemporânea articula-se por meio de um foco na ficção e outro que privilegia a percepção e a interação concreta. Com base na discussão do problema da expressão em Deleuze/Espinosa e na crítica à produção de sentido em Gumbrecht, são designad
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-12
-
7. O sentido do teatro: contribuições para uma história cultural de programas teatrais contemporâneos
Este artigo analisa algumas tensões observadas entre textos programáticos escritos por encenadores contemporâneos, tendo como ponto de partida a disputa pelo sentido do teatro. Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski construíram sentidos de teatro de diversos modos e, no mesmo movimento, tornaram suas proposições extem
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-06
-
8. A Estética da Pan Pan Theatre
RESUMO Este artigo visa elucidar a estética da Pan Pan Theatre através de uma instância do seu processo de ensaio, especialmente nos termos de seu tipo de performance, que não pode ser dissociado de sua intenção manifesta de criar uma atmosfera bastante específica. Para tal, o texto explora o continuum de Michael Kirby entre a performance não-matrici
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
9. O Século de Jerzy Grotowski
RESUMO Segundo o autor, no século XXI se descobrirá a importância fundamental da investigação realizada pelo mestre polonês e, sobretudo através da mediação do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, se poderá aproveitar os resultados artísticos daquela história e uma concepção da práxis dos atores e dos diretores livre de preconcei
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
-
10. ENSINO DE TEATRO NA CONTEMPORANEIDADE DISCUSSÃO TEÓRICA E ANÁLISE DA PRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS (MA) / LA ENSEÑANZA DE TEATRO EN EL CONTEMPORÁNEO - DISCUSIÓN TEÓRICA Y ANÁLISIS DE PRÁCTICAS EN LA ESCUELA PÚBLICA DE SAN LUIS (MA)
Discusión sobre la presencia del teatro en la educación básica, considerando los conceptos contemporáneos atinentes a la cuestión y su práctica efectiva junto a las escuelas públicas de enseñanza secundaria en la ciudad de São Luis (MA). Consideraciones sobre las transformaciones verificadas en el modo de vida social en la contemporaneidad y sus rep
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2012
-
11. Rastros do sistema de Stanislavski : procedimentos para o trabalho de criação do ator / Traces of Stanislavski s tradition : procedures for the creative work of the actor
Esta pesquisa se insere no campo das investigações sobre o trabalho do ator e tem como tema o trabalho de criação do ator, a partir dos pressupostos do Sistema de Stanislavski. O trabalho abriu-se em duas frentes: o campo teórico e da práxis cênica, que correram em paralelo, dinamizando uma à outra. Numa delas, foi feito um reconhecimento teórico do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
-
12. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas / Dance events: contemporaries corporealities and theatricalities
Esta tese discute a noção de dança contemporânea como acontecimento e realização de uma experiência em que a vida é intensificada e transformada num tempo-espaço único. Sendo assim, o contemporâneo na dança não é determinado por um valor cronológico, mas como arte suspensa em que passado, presente e futuro se atravessam. O trabalho é composto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012