"We are the brother congueiro": an study about congadas in XXI century in São Paulo / "Nóis somo irmão congueiro": estudo sobre congadas no século XXI em São Paulo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esta dissertação tem como objeto uma prática cultural denominada genericamente por congada, compreendida aqui como cultura popular afro-brasileira. Tal prática tem uma origem histórica ligada aos cortejos festivos que ocorriam por ocasião da coroação de reis africanos no Brasil. Ainda dentro do sistema escravista, as eleições do casal real eram realizadas no seio de irmandades negras. Espaço de construção e fortalecimento de laços sócio-culturais, de devoção, e reconstrução identitária, inúmeros grupos e comunidades celebram sua ancestralidade através do congado na atualidade. Esta pesquisa se desenvolve em torno de grupos de congada existentes no Estado de São Paulo. Através de técnica qualitativa, cinco grupos foram acompanhados por meio de observação participante, e a partir do arcabouço teórico da memória, foram coletadas as histórias de vida de seus respectivos mestres. O recorte se dá a partir da trajetória de Mestre Silvio Antonio de Oliveira, mestre da única guarda existente na atualidade, na cidade de São Paulo. A questão central que se coloca nesta pesquisa é tentar apreender o significado de ser integrante de grupos de congadas, em São Paulo, na contemporaneidade. Dito de outra forma, essa dissertação tenta compreender como os congueiros dão sentido à sua prática, como ressignificam seu repertório cultural dialogando com outros repertórios, e ainda, como reconstroem suas identidades apoiada na memória coletiva

ASSUNTO(S)

ciencias sociais aplicadas tradição ethnical diversity afro-brazilian culture tradition popular culture identidade congadas -- sao paulo (estado) cultura popular diversidade étnica identity cultura afro-brasileira

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