VOLTAMMETRIC DETERMINATION OF LOW MOLECULAR WEIGHT SULFUR COMPOUNDS IN ASPHALT SAMPLES / DETERMINAÇÃO VOLTAMÉTRICA DE COMPOSTOS DE ENXOFRE DE BAIXO PESO MOLECULAR EM AMOSTRAS DE ASFALTO.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O teor de compostos de enxofre em asfalto tem relação com parâmetros de qualidade como reatividade, corrosibilidade, toxicidade e potencial poluidor. Neste trabalho, um método para a determinação simultânea de compostos de enxofre inorgânico e orgânicos de baixo peso molecular foi desenvolvido. A separação dos analitos das amostras asfálticas foi realizada por difusão gasosa. Para a determinação simultânea de sulfetos inorgânico (20 a 100 Qg L−1) e orgânicos (80 a 400 Qg L−1), utilizou-se a voltametria de redissolução catódica, com eletrodo de mercúrio no modo HMDE, em hidrazina 0,05 mol L−1 pH 2,3. As mesmas condições foram utilizadas para a especiação de metanotiol (25 a 125 Qg L−1) e propanotiol (30 a 150 Qg L−1) através da derivação dos sinais. Os limites de quantificação calculados foram de 0,22 Qg L−1 para sulfeto inorgânico, 0,30 Qg L−1 para sulfetos orgânicos, 1,08 Qg L−1 para metanotiol e 0,16 Qg L−1 para propanotiol. Nos estudos envolvendo a difusão gasosa em matrizes asfálticas utilizou-se H2SO4 1,5 mol L−1 (força iônica 4,5 mol L−1) como solução doadora e NaOH 0,1 mol L−1 como solução receptora. Intervalos de difusão de 20 e 30 minutos sob agitação mecânica foram utilizados para separação dos analitos das matrizes. Para asfalto bruto, recuperações de 49% para sulfetos orgânicos e 100% para sulfeto inorgânico foram obtidos e, para asfalto fracionado recuperações de 40% para sulfetos orgânicos e 83% para sulfeto inorgânico.

ASSUNTO(S)

especiação de sulfetos voltammetry sulfides speciation voltametria quimica gaseous diffusion asphalt asfalto difusão gasosa

Documentos Relacionados