VJING: A COMUNICAÇÃO DAS IMAGENS E A INTERAÇÃO HOMEM-IMAGEM / VJING: THE IMAGES COMMUNICATION AND THE INTERACTION MAN-IMAGE

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Este trabalho investiga a ação do Vj, o Vjing e seus desdobramentos e relações com a evolução da produção e recepção das imagens cinéticas. O Vjing, que ocorre geralmente em festas e eventos de música eletrônica, se caracteriza pela manipulação de imagens no ato da apresentação, acompanhando a música do Dj, e serve como paradigma para pensar a interação (influência recíproca) entre homem e imagem, bem como a relação entre música e imagem. A imagem cinética, pensada sob a perspectiva de sua plástica- rítmica, evanescente, que atua no eixo espaço-temporal tal qual a música, é característica do Vjing, com sua narrativa fragmentária e sua desconstrução e manipulação do movimento e do tempo nas imagens projetadas. A partir dessa ação, a forma de comunicar das imagens em movimento pode ser investigada, desviando-se daquela narrativa dramática encontrada no cinema clássico. O aparecimento de novas tecnologias de criação e manipulação de imagens e sons possibilita uma explosão de criatividade e da expressão das subjetividades através do meio audiovisual, com o surgimento e o resgate de diferentes formas narrativas.

ASSUNTO(S)

movie digital cinetica musica image cinema video music kinetics imagem digital video

Documentos Relacionados